sábado, 11 de setembro de 2010

A Guardiã dos Sonhos - Rani Manicka



"Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia.
A vida atribulada de quatro gerações de mulheres.


Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia do século XX – um mundo sensual e exótico, povoado de mitos e magia, de deuses e fantasmas – unem-se numa sábia combinação de tradição e realismo mágico para contar uma história de riso, perda, amor e traição, que é, no fundo, o relato da vida atribulada de quatro gerações de mulheres.

Lakshmi é uma jovem de apenas catorze anos quando é obrigada a deixar o Ceilão, onde nasceu e viveu até então, para se casar com um homem bastante mais velho. Cinco anos depois, Lakshmi tem já cinco filhos e, não obstante a sua idade, apercebe-se de que terá de ser ela própria a construir o seu futuro. Implacável na sua determinação, tornar-se-á na admirável matriarca da família. Os seus filhos e filhas, com as suas distintas personalidades e percepções da história, vão configurando a saga familiar, que alterna momentos de alegria e dor, como os vividos aquando da cruel invasão japonesa, que deixará indeléveis cicatrizes em todos eles. Nisha, a neta, será quem finalmente irá reconstruir o mosaico da história familiar e o legado de Lakshmi, a Guardiã dos Sonhos, para nos oferecer uma complexa e sensual trama de sentimentos e vivências que atravessa a vida de quatro gerações."


Este livro foi-me emprestado por uma amiga, num momento em que não tinha nenhum para ler.
Já tinha lido boas opiniões acerca dele e então decidi lê-lo.
Confesso que livros que relatam histórias de famílias ou gerações não me atraem muito. Sempre tive a ideia que são um pouco enfadonhos. E se tal achei sobre este livro quando comecei a lê-lo, mudei completamente de opinião.
É um livro sobre 4 gerações com uma história sofrida. Relatado a várias vozes da família, fala de momentos familiares, mas também de momentos horríveis aquando da invasão japonesa que marcou toda a 1ª e 2ª geração, se bem que com cicatrizes diferentes, além de outros. Conhecemos ainda algumas personagens que passaram pela vida desta família, bem como traços da cultura da Malásia. É uma história complexa, muito bem contada pela autora, que faz com que experimentemos muitos sentimentos ao longo da leitura.
Gostei do livro, foi sem dúvida uma leitura diferente, que não esquecerei facilmente.
7/10

Sem comentários:

Enviar um comentário