sábado, 5 de fevereiro de 2011

Balanço de 2010

Olá!
Sei que já venho um pouco tarde para um post destes, mas como sabem não foi possível fazê-lo antes. Todavia, não podia deixar de o fazer. Fico à espera dos vossos comentários sobre algum livro que tenham lido e que faça parte deste meu balanço, ou qualquer outro. :)

Este ano que passou foi produtivo em termos de leituras. As viagens diárias de comboio casa - universidade ajudaram isso. O facto de que comecei a usar a biblioteca municipal de Coimbra e os empréstimos de amigos também ajudaram. :)
Eis os livros que me acompanharam este ano:

1. Senhores do Castelo Branco - Elizabeth Chadwick - 9
2. Feitiços de Amor - Barbara Bretton - 9
3. Estrela - Danielle Steel - 8
4. A Sexta Mulher - Suzannah Dunn - 6
5. O dia em que Sócrates vestiu jeans - Lucy Eyre - 7
6. Voando sobre Bagdad - Hala Jaber - 7
7. Marley Eu - John Grogan - 8
8. Dá-me o Teu amor - Marisa de Los Santos -9
9. Queimada Viva - Souad - 10
10. Escolhida - P.C. Cast + Kristin Cast - 7
11. Sangue Fresco - Charlaine Harris - 8
12. Dívida de Sangue - Charlaine Harris - 8
13. A Melodia do Adeus - Nicholas Sparks - 10
14. O Abraço da Noite - Sherrilyn Kenyon - 9
15. Alex 9 - A Guardiã da Espada - Martin S. Braun - 7
16. A pousada no fim do rio - Nora Rioberts - 10
17. Novas Crónicas da boca do inferno - Ricardo Araújo Pereira - 4
18. Procuro-te - Lesley Pearce - 6
19. Bons sonhos, meu amor - Dorothy Koomson - 7/8
20. P.S. - Eu amo-te - Cecilia Ahern - 9
21. Clube de Sangue - Charlaine Harris -. 7
22. Para a minha irmã - Jodi Picoult - 10
23. Sangue oculto - Charlaine Harris - 8/9
24. Uma miúda como as outras - Saskia Mulder - 6/7
25. Em troca de um coração - Jodi Picoult - 7
26. O anjo de pedra - Katherine Scholes - 9
27. Amante de Sonho - Sherrilyn Kenyon - 9
28. O Recife - Nora Roberts - 9
29. Dança com o Diabo - Sherrilyn Kenyon - 9
30. A cama da paixão - Laura Lee Guhrke - 9
31. Resistir ao amor - Jill Mansell - 10
32. O Diabo veste Prada - Lauren Weisberger - 7
33. Prazer da Noite - Sherrilyn Kenyon - 9
34. A Guardiã dos Sonhos - Rani Manicka - 7
35. Alguém para amar - Jude Devereux - 8
36. Nunca Me Esqueças - Lesley Pearce - 7/8
37. O Beijo dos Elfos - Aprilynne Pike - 7/8
38. Cleo - Helen Brown - 7
39. O leitor - Bernhard Schlink - 3
40. Sangue furtivo - Charlaine Harris - 8
41. Levado pelo mar - Nora Roberts - 9/10
42. Um sonho de Amor - Nora Roberts - 8
43. Um sonho de Vida - Nora Roberts - 8
44. Um sonho de Esperança - Nora Roberts - 9
45. A Filha da Floresta - Juliet Marillier - 8
46. O Filho das Sombras - Juliet Marillier - 9
47. A Filha da Profecia - Juliet Marillier - 8
48. Louca por compras e a irmã - Sophie Kinsella - 8
49. A felicidade mora ao lado - Jill Mansell - 8
50. Indomável - P.C. Cast + Kristin Cast - 7/8
51. Perseguida - P.C. Cast + Kristin Cast - 8/9
52. Orbias - Fábio Ventura - 5
53. Nudez Mortal - J. D. Robb - 8
54. Uma oferta irrecusável - Jill Mansell - 8/9
55. Três destinos - Nora Roberts - 8/9
56. Hush Hush - Becca Fitzpatrick - 7/8
57. És capaz de guardar um segredo? - Sophie Kinsella - 7


No ano 2009 tinha lido 50 livros (tirando os que reli) e fixei essa meta para o ano 2010. Se conseguisse, conseguia, se não, também não ficava triste por isso. Consegui ler 57 livros, aos quais ia dando uma avaliação muito subjectiva numa escala de 1 a 10, em que basicamente de 1 a 4 eram dados àqueles que não gostava; 5 e 6 àqueles que gostei qualquer coisa, mas no geral foram desilusões; 7 e 8 àqueles de que gostava ou gostava muito e finalmente 9 e 10 àqueles que adorava. Como podem ver, a escala era mesmo muito subjectiva e não precisava de tantos números, por isso este ano vou adoptar outra escala mais curta:

0. Não li
1. Detestei/Odiei
2. Detestei mas tem algum mérito
3. Não gostei nem detestei
4. Gostei, mas tenho reservas
5. Gostei muito
6. Gostei bastante
7. Adorei, obra prima


Nesta escala também vou incluir aqueles que não li, mas esse não os incluo para efeitos de contagem. No ano passado simplesmente não os apontava na minha lista, mas achei por bem começar a regista-los para eu saber e decidir se lhe dou uma outra hipótese. Acho que também vou começar a registar aqueles que reli, embora também não entrem na contagem.

Neste ano, pude finalmente ler dois livros que ansiava por lhes meter a mão já há muito tempo:
O Anjo de Pedra e Para a minha irmã.


Andei à procura de O Anjo de Pedra durante vários anos e como nunca o encontrei nas livrarias, acabei por o encomendar à editora Saída de Emergência, juntamente com outros livros. Foi a melhor coisa que fiz. Tem uma história linda, por isso não me arrependo de o ter comprado. Para a minha irmã foi requisitado, mas também foi uma história linda de se ler. Fez-me ler mais um livro da autora, mas esse não conseguiu superar este livro.

No ano de 2010, também pude descobrir vários autores, de entre os quais destaco a Sherrilyn Kenyon que me agarrou no primeiro livro que li da saga Os predadores da Noite - O Abraço da Noite. Este foi o primeiro livro que li dela porque era o único que havia na biblioteca mas foi o suficiente para começar a gostar da autora. Neste momento, juntamente com o livro Jogos na Noite, que saiu em Janeiro, são os únicos que me faltam da saga na estante. Um dos livros que também ansiei mais por ler, foi justamente a Dança com o Diabo, desta escritora, que não pude deixar de comprar, pouco tempo depois de ser lançado.


E pronto, é tudo o que tenho a dizer sobre os livros que li no ano passado. Sei que é um post comprido, mas não podia dar menos a esta grande paixão.
Beijinho

Sem comentários:

Enviar um comentário