segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012 - Novos Escritores

Andando a contas com o fim do ano a chegar, andei a ver os escritores cujas obras li este ano e concluí que "descobri" um número jeitoso de novos escritores!

  • George R. R. Martin - Foi preciso um empurraozinho para começar a ler, mas agora já não é preciso porque adorei a série que este autor escreve! :)
  • Anne Bishop - Os seus livros já andavam a olhar para mim há mais de um ano na biblioteca. Finalmente reuni coragem para começar a ler a sua trilogia mais famosa e quero continuar :)
  • Mary Nickson - Escreveu um livro que gostei de ler e que me deu uma personagem para bem odiar.
  • Rosie Thomas - O único livro que li não me fascinou mas estou disposta a dar-lhe uma nova chance com o livro Iris & Ruby que me anda a espreitar nas bibliotecas que visito.
  • Anna Godbersen - Adorei o primeiro livro da sua série de Princesas de Nova Iorque, só tenho pena da biblioteca ter apenas este e o terceiro. E eu não quero saltar!
  • Sherry Thomas - Um livro com personagens fortes com uma história romântica e muito cómica foi o que esta escritora me proporcionou. Quero repetir a dose. :)
  • Torey Hayden - Escritora de histórias fortes e reais, é alguém que quero voltar a repetir mas só com a disposição adequada.
  • Luanne Rice - É uma escritora de histórias familiares e reconciliadoras, gostei de ler dois dos seus livros, mas não está na lista dos meus favoritos.
  • Eloisa James - Romances históricos, baseado nos contos infantis de que tanto gostamos, bastou um livro para me apaixonar. Entrou directamente no top :)
  • Christine Feehan - O primeiro livro de uma série que segue sete irmãs não me fascinou. Tinha poca vontade de voltar a ler livros dela, no entanto tenho-me sentido disposta a dar-lhe uma segunda oportunidade com o segundo livro da série, Oceanos de Fogo.
  • Anne Fortier - Escreveu uma livro baseado no imponente romance de Romeu e Julieta, um livro que me agradou.
  • Philip Pullman - Outro escritor cuja obra há muito queria ler, mas havia sempre outros livros à frente e este ficava sempre para trás. Finalmente decidi-me a começar a sua trilogia Mundos Paralelos - adorei o primeiro livro, para o ano vou ver se acabo de ler :)
  • Anne McCaffrey - Uma grande escritora que criou um enorme e complexo mundo novo - o mundo de Pern. Adorei ler a trilogia que está editada em Portugal (há outros pequenos contos acerca de Pern), penso que foi a única série que comecei e acabei este ano.
  • Elizabeth Edmondson - Gostei de ler o seu livro A Casa do Lago, apesar de alguns defeitos. Estou curiosa acerca de outras obras editadas em Portugal.
  • Antoine de Saint-Exupéry - Finalmente pude ler a história d'O Principezinho. Foi um conto que gostei de ler, recomendado para miúdos e graúdos. 
  • Julia Metz - Espero bem que esta mulher não escreva mais nada, que se dedique às suas obras gráficas, artísticas, nada que inclua escrever algo. O seu livro biográfico supostamente sencionalista não passou de uma grande seca de que me arrependo de ler. O grande fail do ano.
  • Rosa Luna - Escreveu um livro que me deliciou, que nunca pensei que fosse assim. Recomendo.

Foi bom descobrir novos autores, mas reparando bem, nenhum deles é português. Uma grande falha :S Alguém aconselha bons escritores portugueses?

5 comentários:

  1. Célia Loureiro,
    Carla M Soares,
    Liliana Lavado,
    Miguel Morais,
    José Rodrigues dos Santos

    estes foram os nacionais que li e + gostei em 2012 ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Obrigada pelas sugestões. Já tenho lido boas críticas sobre as obras de alguns desses escritores, vou anotar para não me esquecer :)
      Beijinho e bom 2013!

      Eliminar
  2. Em 2013 também quero expandir os meus horizontes a nível de escritores portugueses por isso para já não te posso aconselhar nenhum por experiência própria (exceto os clássicos como José Saramago, que adoro, mas acho que estás à procura de autores mais recentes, certo?)...
    Em 2013 quero experimentar as obras de Andreia Ferreira, Vasco Ricardo, Filipe Faria, David Soares, entre outros, porque já ouvi muito boas críticas... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica.
      Obrigada pelas sugestões. Sim, quero experimentar novos escritores. Quanto ao Saramago não fiquei bem impressionada com o Memorial do Convento. Talvez um dia lhe dê uma segunda oportunidade :)
      Beijinho e bom 2013!

      Eliminar