domingo, 30 de dezembro de 2012

O Dragão Branco - Anne McCaffrey

Post nº 500 :D 


Jamais houve uma ligação tão próxima como a que existe entre o audacioso e aventureiro jovem Senhor Jaxom e o seu extraordinário dragão branco, Ruth. De um branco puro e incrivelmente ágil, Ruth é um dragão com muitos talentos, embora quase todos os habitantes de Pern o considerem um anão que nunca chegará a lado algum. Jaxom, porém, sabe que não é assim. Ele sabe que pode ensinar o seu dragão a voar e a destruir os mortíferos Fios prateados que caem do céu. Desobedecendo a todas as regras, Jaxom e Ruth treinam em segredo. Os seus voos ilícitos parecem constituir apenas uma desobediência de somenos importância - até darem por eles na rota do perigo e em posição de impedir a maior catástrofe de sempre…


Finalmente o último livro da trilogia do Mundo de Pern. Neste todos os acontecimentos em suspenso do último livro encontram a sua resolução. Vemos o mundo na sua maioria pelos olhos de Jaxom, o cavaleiro do dragão branco Ruth, o único dragão branco e muito diferente dos demais. Através destes dois acontecem várias peripécias como evitar uma guerra entre dragões, a descoberta de artefactos no antigo continente do Sul, mal explorado nos tempos recentes, artefactos esses relacionados com a colonização de Pern por homens da Terra há muitas rotações atrás.
É um livro interessante, na medida em que nos traz novos acontecimentos, o culminar de outros, tornando a história mais completa e com os fios de acção todos finalizados, contudo, acho que não traz a excelência, o drama e a acção do primeiro livro.
Foi um livro que gostei de ler, de acompanhar as suas personagens, mas não houve aquele entusiasmo que houve com o primeiro.

Pesquisando entretanto no Goodreads pela escritora Anne McCaffrey parece que ela escreveu outros livros acerca deste universo. Apesar das críticas que escrevi acerca da trilogia, a verdade é que Pern é um mundo complexo, impressionantemente imaginado pela escritora. É uma sociedade nova, com hábitos muito diferentes dos reais, apesar de muito remotamente atrás estes habitantes de Pern terem origens na nossa Terra. Nesse aspecto foi uma obra muito bem criada.

5/7 - Gostei

2 comentários:

  1. Olá!

    Já li esta trilogia há bastante tempo...mas lembro-me de ter adorado o primeiro livro e de que, quando acabei de ler o terceiro, ter ficado um bocadinho decepcionada. Já não sei muito bem porquê. Aliás, já nem me lembro muito bem do final :s
    Mas pelos vistos não fui a única, porque também não gostaste tanto deste como do primeiro :p

    Gostei do teu blog :) Vou seguir!
    Já agora se quiseres ir visitar o meu
    kelaraparigadoslivros.blogspot.com

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kel! Pois, o primeiro livro traz a emoção toda e os restantes dois já são muito quotidianos, apesar de terem acção, não é aquela coisa do primeiro.
      Obrigada pelo teu comentário, é sempre bom ouvir que gostam do nosso cantinho :)
      Já ando a cuscar o teu!

      Beijinho

      Eliminar