segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Os Reinos do Norte - Philip Pullman


Mundos Paralelos é uma trilogia mágica e poderosa, recheada de aventuras, imaginação e mistério. A sua protagonista é Lyra, uma menina de onze anos que anda sempre na companhia do seu génio. E é justamente com Pantalaimon que ela irá fazer uma perigosíssima viagem até às vastidões longínquas do Norte, para tentar desvendar os seus mistérios… Mas a realidade revela-se assustadora… Lyra irá conhecer criaturas fantásticas, feiticeiras que cruzam os céus gélidos, espectros fatais e ursos blindados numa luta terrífica entre a vida e a morte, o bem e o mal, a sobrevivência ou a aniquilação do mundo… A adaptação deste primeiro volume ao grande ecrã, com o título A Bússola Dourada, é já uma realidade e conta com a participação de Nicole Kidman e Daniel Craig.


Este é um livro deveras interessante. Um mundo diferente, embora geograficamente muito parecido com o nosso, povoado de humanos com génios, ursos blindados, fadas...
Nesta história acompanhamos Lyra (e o génio Pantalaimon), uma criança de 11 anos muito especial, que consegue proezas impensáveis, alcançando o coração e a lealdade de muitas personagens. Lyra tem um destino especial, da qual depende o mundo, mas (como dito várias vezes ao longo do livro) ela não pode ser influenciada, não pode saber de nada senão vai tudo por água abaixo.
Neste primeiro livro há várias revelações acerca da família de Lyra, da qual ela só conhecia o tio, e a destruição de várias, como hei-de chamar?, injustiças, ideias, que desequilibravam aquele mundo, tudo graças a Lyra, claro.
É um livro que gostei, a princípio a leitura foi um pouco demorada, talvez por ser mais parado, mas assim que a acção começa, não para e ai, sim, pude ler com muito mais entusiasmo e rapidez. Devo dizer que ainda bem que vi o filme muito antes de ler o livro - apesar de A Bússola Dourada ter sido uma adaptação muito boa deste primeiro livro, o livro é sempre muito mais rico e interessante que o filme. No entanto, referindo-me ao filme, fiquei triste por não ter continuação - o fim do filme apontava nesse sentido.
O fim deste livro é um pouco triste, fiquei revoltada com certos acontecimentos, mas abre portas para o segundo livro da trilogia que promete ser diferente deste, prometendo, no entanto, muito mistério e perigos tal como este. Portanto, assim que tiver vontade para isso, o segundo livro vai fazer uma viagem da biblioteca para minha casa :)

5/7 - Gostei

Sem comentários:

Enviar um comentário