quarta-feira, 24 de abril de 2013

[Desafio] Conheces os teus hábitos de leitura?

"Hoje, Dia Mundial do Livro, tenho um desafio para vos lançar. Um pequeno questionário sobre os nossos hábitos de leitura para nos ficarmos a conhecer melhor! ;)
Se tens blog usa estas perguntas e publica-as com as tuas respostas. Se não tens, porque não envias um mail aos teus conhecidos e esperas pelas suas respostas?"

Este foi o desafio lançado pela Fernanda d'As Leituras da Fernanda, e que achei interessante de responder (apesar de já ter passado o Dia Mundial do Livro), aliás achei-o mais fácil de responder que os selos xD 


1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito?
Por acaso é um hábito que comecei há pouco tempo quando leio no comboio a caminho de casa. Não gosto de ler enquanto como (às refeições) mas petiscar enquanto leio já é outra história... Normalmente são Maltesers. Adoro *.*


2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?
Bebida? Para acompanhar uma leitura? Para depois, por acidente, derramar em cima do livro? Nem pensar!


3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável?
Confesso que escrevi e sublinhei uma fala do Lord Voldemort no Harry Potter e o Cálice de Fogo. Mas foi a única vez! Não me batam!
Até porque depois disso comecei a considerar tal acto abominável, e odeio ver livros escrevinhados...


4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?
Eu tenho uma colecção de marcadores que normalmente me eram dados cada vez que ia à Biblioteca do meu concelho (agora vou lá mais rara vez e não peço há muito tempo). Os que me deram repetidos estão em cima da mesinha de cabeceira para marcar todos os livros que leio. Não consigo estar a  ler um livro sem marcador e quando não tenho nenhum à mão e tenho que lá pôr outra coisa é uma chatice! Não descanso enquanto não ponho lá um marcador. Agora dobrar um canto de uma folha, nem pensar!


5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?
Ambos! Normalmente, quando tenho vários para ler, até intercalo entre os dois géneros para não me cansar.


6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?
Em qualquer sítio. Como leio em qualquer lado e em qualquer altura, não importa o tempo que tenha para ler, quando tenho de parar, tenho de parar, daí não me importar com os capítulos. 


7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite?
Atirar um livro pela sala? Pelo ar? Que heresia! Nem pensar! O.o
Quando fico irritada, normalmente pouso o livro e ando às voltas a resmungar na divisão onde estiver! (claro só o faço se estiver em casa!)


8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?
Se pelo contexto conseguir compreender a frase e/ou texto, não. Agora se for fulcral para compreender, sim, acho que iria ver o significado. Só não me lembro de já ter acontecido...


9. O que estás a ler presentemente?
Despertada de P. C. Cast + Kristin Cast. Mas confesso que estou a ler para tirar as teimas se continuo a ler a saga ou não.


10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?
[Envergonhada, estou sem palavras...] Nunca o fiz... [vou esconder-me, no próximo século eu volto...]


11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?
Normalmente leio só um de cada vez. Mas se for um livro cuja leitura está atravessada e com pouca vontade de avançar, vou intercalando com outro livro


12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?
O meu quarto, a minha cama é um sítio espectacular para ler (embora agora leia mais no comboio). A melhor altura do dia? Todo o dia! xD


13. Preferes séries ou histórias únicas?
Séries, para poder acompanhar as personagens por mais algum tempo, mesmo que essas já não sejam tão relevantes para a história (como nas trilogias da Nora Roberts).


14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?
Sim. Nora Roberts para romance, Jill Mansell para comédia romântica, Sophie Kinsella para comédia, Harry Potter para fantasia, Sarah Addison Allen para romance fantástico, Sherrilyn Kenyon para o melhor sobrnatural de sempre, J. D. Robb para mistério & crime & futurista com um pouco de romance...


15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
Primeiro por editora, depois por autor, mas sem ser por ordem alfabética. Entretanto tenho alguns, poucos, por cima dos que estão organizados em pé, que estão dispostos aleatoriamente.


Entretanto, para quem quiser ver outras respostas a este desafio, já o encontrei nos seguintes blogs (se encontrar mais, depois acrescento):


Quem mais quiser responder a este desafio, coloquem aqui os links ou respostas para eu poder ler! Estou curiosa! :)

5 comentários:

  1. Mais depressa me batem a mim por causa dos sublinhados xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente! Sublinhar livros com marcador fluorescente! Isso faz-se menina Catarina? Ai, ai! O que vale é que te arrependeste e não repetiste a façanha :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. >.< verdade! mas não sem antes dar cabo de alguns livros >.<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que dor! >.< Sua exterminadora de livros!

      Eliminar
    2. -.-' procuro não pensar muito nisso

      Eliminar