segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Azul da Baía - Nora Roberts

O Azul da Baía (A Saga da Baía de Chesapeake #4)

Seth Quinn chegou finalmente a casa. Foi uma viajem longa. Depois de uma infância complicada com uma mãe toxicodependente, foi acolhido pela família Quinn e cresceu com três irmãos mais velhos que o protegeram e amaram.

Agora, um homem feito e de regresso da Europa como um pintor aclamado, Seth instala-se perto dos seus irmãos: Cam, Ethan e Phil, bem como das suas mulheres e filhos. O seu sonho? Uma casa branca, um barquinho na doca, uma cadeira de baloiço no alpendre e um cachorro a seus pés.

Mas muita coisa mudou na pequena vila desde que Seth partiu para a Europa e a mais intrigante de todas é a presença da jovem Dru Banks. Uma rapariga da cidade que abriu uma loja de flores junto ao mar, ela procura independência e o desafio de conseguir algo sozinha, sem a influência da sua poderosa família. Em Seth ela vê outro desafio... um desafio a que não consegue resistir.

Mas há uma tempestade no horizonte que vai testar esta relação aos limites. O passado de Dru fez dela uma mulher com dificuldade em confiar. E o de Seth tornou-o alvo de uma chantagem... quando um segredo que ele sempre manteve escondido ameaça vir ao de cima e destruir não só a sua nova vida mas também o seu amor e os seus irmãos.


Ler O Azul da Baía foi estranho ao início. Durante três livros desta tetralogia habituamo-nos a ver Cam, Ethan, Phillip, Anna, Grace e Sybill na volta dos 30 anos, vemo-los apaixonar-se e amarem e protegerem um miúdo de 10 anos que precisa deles como precisa de respirar. E, de repente, vemo-nos no quarto livro, 18 anos após tudo o que já lemos, e vemos todas estas personagens mais velhas, a maioria delas com filhos adolescentes, mas com uma dinâmica muito parecida ao que vimos anteriormente. Vemos uma Aubrey crescida, muito diferente do que nos lembramos, mas não deixa de ser uma personagem que adoramos e que nos vai valer umas boas gargalhadas! E por fim, temos Seth, o rapazito que precisava de ser protegido, amado, com um passado demasiado tormentoso. Seth, com uma alma de artista, muito mais crescido, que devota à sua enorme família um enorme amor, querendo por isso protegê-los do que tem vindo a esconder - um passado que não deixa de o atormentar.
Devido à diferença de tempo, este livro acaba por ser diferente dos outros três, mas nem por isso deixamos de ter um romance à Nora Roberts, um romance à Quinn. Drusilla é a mulher que aparece por S. Chris e que arrebata o coração de Seth. O romanc destes vai-se desenvolvendo aos poucos, até porque Dru é bastante cautelosa e tem um trauma relacionado com um antigo noivo. Mas vai ser a mulher ideal para estar ao lado de Seth quando a tempestade rebentar.
Este é um o livro final da tetralogia ideal. Permite-nos voltar a ver os protagonistas anteriores e saber o que aconteceu depois, permite-nos conhecer melhor Seth, bem como uma outra personagem que lhe aparece com um jeito danado para fazer pães de courgette, e dá um final à grande vilã da história (a mais nojenta de todas!). Numa palavra, adorei! :)

6/7 - Gostei bastante


[Só um pequeno pormenor, pg 58:
"Desarmada, Dru olhou para baixo. A saia vermelha frisada e as calças azul-marinho estavam ensopadas. O esguicho chegara-lhe ao rosto, desperdiçando completamente o tempo que passara a aplicar maquilhagem."
Tão, mas que raio? A rapariga estava com saia e calças? Então e a camisola/blusa, whatever? Que grande confusão e/ou má tradução/revisão.]

4 comentários:

  1. Não me lembro de ter reparado nesse pormenor da saia+calças quando li xD Secalhar é um estilo novo, sabes lá? xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica! Pois, eu também não reparei na primeira leitura! Só quando andava à procura do nome inteiro da Dru, é que parei nessa parte e lendo, dei por ela. De certo, já pensaram nesse estilo xD
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá :)

    Deixei-te um selo em http://paginas-encadernadas.blogspot.pt/2013/04/selos-liebster-award-e-versatile.html

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cata! Obrigada! Vou ver se respondo ainda esta semana :)
      Beijinho

      Eliminar