quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Despertar da Magia - George R. R. Martin

Nunca, mas mesmo nunca, e volto a repetir, nunca! (quer dizer, tirando o tempo em que eu não sabia ler) estive tanto tempo sem pegar num livro, ou li tão pouco num determinado espaço temporal. Nunca mesmo. Junho foi o mês mais parado em termos de leitura que eu me lembro. Porquê? Exames, só podia. Estava prestes a fazer os últimos exames da minha licenciatura, de maneira que mal me lembrava de pegar num livro ou a disposição era nula. E logo com um livro tão bom! O.o Credo, nem eu percebo a minha própria pessoa. Mas tinha de ser... Enfim, deixando-me de intermédios, eis a minha opinião de mais um excelente e fantástico livro da excelente e fantástica saga As Crónicas de Gelo e Fogo.



O Despertar da Magia (As Crónicas de Gelo e Fogo, #4)

Quarto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo, a saga de fantasia mais vendida, elogiada e premiada dos últimos 50 anos, e a única obra de fantasia a conseguir o primeiro lugar do Top do New York Times.Esta é uma saga de grande fôlego, que vai buscar à realidade medieval a textura e o pormenor que conferem dimensão e crueza a um universo de fantasia tão bem construído que faz empalidecer a Terra Média de Tolkien. Martin é um especialista na manipulaçãodas expectativas dos leitores e, profundo conhecedor do género, não deixa de estender sucessivas armadilhas com as quais desarma os tropos que o leitor pensa reconhecer a cada página. O épico de fantasia que toda a Fantasia Épica gostava de ser.


[Pensamentos durante a leitura]
  • Não é justo... Uma saga tão boa e eu sem interesse para lê-la :(
  • Nunca a leitura andou tão lenta por estes lados... Espero que depois do último exame a coisa melhore...

Confesso que o iniciar deste livro foi difícil. Tinha lido o anterior há um ano atrás (fui confirmar no Goodreads - maravilhoso site *.*) e já havia pormenores e personagens de que mal me lembrava. E ainda por cima entro no meio da guerra, onde em todo o lado o ambiente é obscuro, onde há perigo, desconfianças e cada personagem que gostamos está em perigo de vida e tem que recorrer ao seu melhor para sobreviver - não foi fácil.

Felizmente não desisti, e assim que comecei a entrar no ritmo (já no final dos exames), a leitura decorreu fluidamente. Continuei a recear pelas minhas personagens favoritas que se colocam cada vez mais em perigo, fazendo-me ranger os dentes, querendo que fiquem bem e em segurança. Devo já dizer que realmente George R. R. Martin é mesmo mau. É melhor não nos afeiçoarmos às personagens para não sofrermos por elas, embora seja impossível não o fazer. Já sabia que o autor era mau, mas tanto também não... Enfim, embora com receio por eles, devemos manter-nos a ler os livros para saber o que vai acontecer ao Reino de Westeros e mais além e às personagens que ficarem.

Mais uma vez tenho de referir a grandiosidade da escrita de George R. R. Martin e as suas ideias. Há cada trama, cada revirar da história, cada personagem mais complexa... é preciso uma enorme cabeça e imaginação para conceber tudo isto e não se baralhar com a histórias e inúmeras personagens. Enfim, é uma saga que se cometerem o risco de a começar a ler, não vão conseguir largar. Tudo bem, podem estar um ano como eu sem lhe pegar, mas nunca irão deixar de pensar que têm que continuar a ler a história. É viciante. :)

6/7 - Gostei bastante

8 comentários:

  1. Também adorei este livro! :D É tão bom. Já tenho o quinto e o sexto para ler, só não sei quando é que lhes vou pegar! Mas quero que seja brevemente. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa! Pois, eu também vou partir para o quinto, mas primeiro vou ter que ler os livros que tenho da Biblioteca senão não me deixam requisitar mais xD
      Boas leituras! :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Continua esta saga e prepara-te para muitas reviravoltas e ataques cardíacos xD Ah e lágrimas também...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica! Opá, já me estás a assustar! O.o
      Boas leituras!
      Beijinho

      Eliminar
    2. Muahahahahaha... Tem medo, muito medo! xD
      Um dia hás-de perceber xD

      Boas leituras! Beijinhos*

      Eliminar
    3. Ai, ai! Estás-me a deixar apavorada! O.O
      O que é que vem aí?? Não, não digas! xD
      És mesmo má! Isso não se faz...
      Beijinho

      Eliminar
  3. O Martin é genial!!!
    Prepara-te para os próximos livros pois são alucinantes =D
    Cheios de reviravoltas e emoções eheheh
    Fico curiosa para saber o que achaste
    Boas leituras! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! Eu até já tenho receio do aí vem, pelo que me andam a dizer! Mas não te preocupes, assim que ler próximo, escrevo aqui e no Goodreads a minha opinião :)
      Boas leituras!
      Beijinho

      Eliminar