segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern

O Livro do Amanhã

Tamara Goodwin tem dezasseis anos e vive confortavelmente numa mansão moderna com seis quartos, habituada a ter tudo o que quer quando quer. Mas, quando o pai morre deixando inúmeras dívidas, Tamara e a mãe não têm outra alternativa senão vender tudo e ir viver com parentes para um lugar distante e isolado junto ao castelo de Kilsaney. Para Tamara o choque parece inultrapassável, até que um dia uma biblioteca itinerante chega à vila trazendo consigo um misterioso livro encadernado a couro e fechado com um cadeado dourado…


Foi difícil começar este livro. O início não me deu muita vontade de ler, mas fui insistindo na leitura o que acabou por dar frutos. Nesta história seguimos Tamara pela sua perspectiva, uma personagem que começa mimada a viver sempre o agora, mas que vai crescendo e amadurecendo, acabando numa personagem de quem temos orgulho.
A par da protagonista temos a mãe, que parece que caiu num estado de letargia após o suicídio do marido, e que com esta foi viver para a casa do irmão Artur e da cunhada, Rosaleen. Estas duas personagens causam muita estranheza e irritação, por vezes, tais são as atitudes deles, Rosaleen sobretudo. Conhecemos ainda personagens que vão ter uma papel importante na vida Tamara, mas que cabe a vocês conhecer (também, não vou revelar a história toda!). Digamos que esta é uma história de crescimento, de amadurecimento, de reconhecer que o hoje tem consequências no amanhã, que há amor que protege quem mais ama e uma espécie de amor (que não o é) doentio e que só faz mal. É também uma história de magia e mistérios. Muitos.
É um livro que recomendo, que apesar de um início difícil é uma história que recompensa e que tem muito para dar. :)

5/7 - Gostei

Sem comentários:

Enviar um comentário