quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Pergunta da Semana - Adaptações Cinematográficas

Pergunta da Semana photo PerguntadaSemana.png

Falemos de cinema... 

Qual foi a última adaptação cinematográfica que viste? Se leste o livro, tenta fazer uma comparação entre os dois. E já agora, leste o livro antes ou depois de ver o filme? Em que é que isso afectou a leitura/visionamento do filme?


Quanto a mim, a última adaptação cinematográfica que vi foi Criaturas Maravilhosas. Era um filme que há muito queria ver e só há pouco tempo soube que era adaptação de um livro. Mas, estranhamente, decidi ver primeiro o filme. 

Comparando os dois, é óbvio que o livro consegue ser melhor, pois mostra-nos tudo mais detalhado, mais explicado e os acontecimentos, os relacionamentos entre as personagens e estas próprias são muito mais complexos. Nem tudo é tão preto e branco como é apresentado no filme. No entanto, o filme conseguiu transmitir muito do livro - a magia e o encanto que o livro tem, o filme também apresenta com a vantagem de ser visual o que torna as coisas mais intensas. Há certas coisas que foram alteradas, mas ao menos foram alteradas para algo que continua a fazer sentido. Acho que no geral, a adaptação até foi muito bem feita, gostei tanto desta como do filme.

Agora tendo em conta que vi o filme primeiro, este apenas me ajudou a visionar melhor certos cenários, como a estranha casa de Ravenwood, enquanto lia o livro. De resto, felizmente consegui desligar-me deste e desfrutar a leitura sem influências do filme :)


Epá, afinal este assunto tem mais pano para mangas do que pensava. Ainda assim, não te inibas e conta-nos tudo sobre a tua última experiência de livros vs cinema :)
Deixa a tua resposta aqui nos comentários, no face ou no teu blog. Caso faças a última escolha, refere o blog Cantinho da Neptuno e deixa aqui o link, para eu cuscar a tua resposta :)
Obrigada por participares neste desafio!

20 comentários:

  1. Pensando um bocadinho, acho que a última adaptação que vi foi mesmo o "Rebecca" que vi há uns 2 ou 3 meses (este ano quase não tenho ido ao cinema, nem tenho visto muitos filmes).
    Rebecca é uma adaptação de Hitchcock do livro da Daphne du Maurier, uma das minha autoras preferidas e este livro é sempre dúvida o melhor dela que li até ao momento.
    Li o livro já há uns anitos (terá sido em 2009?) e simplesmente amei. Quanto ao filme, apesar de ser um filme antigo, portanto temos que dar o desconto de o cinema ter evoluído bastante, mas de qualquer modo, Hitchcock consegue passar aquele tom de misterioso e dark do livro.
    Gostei mais do livro, mas não quis deixar de ver o filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! Nunca tinha ouvido falar desse livro. É sobre quê? Fiquei agora curiosa :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Olá! Basicamente é sobre uma jovem que casa com um homem mais velho e que se sente que não é tão boa como a primeira mulher. Tem um ambiente muito misterioso e tenso. Adorei mesmo!
      Deixo o link do Goodreads: http://www.goodreads.com/book/show/6344355-rebecca
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Obrigada por colocares aqui o link. Já estive a ler reviews e fiquei ainda mais curiosa, apesar de ficar um bocado com medo daquela obsessão toda O.o
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olha, não me lembro o.O

    Faço sempre a comparação, mesmo que seja superficial. Prefiro ler e depois ver, mas há casos em que vejo o filme/série primeiro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cata! Ai, ai, essa memória! Depois quando te lembrares de alguma adaptação cinematográfica ou vires uma, vem cá dizer o que achaste :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. A minha cabeça já não é o nque era xD

      Eliminar
    3. Daqui a 60 anos quero ver, quero, menina Cata...

      Eliminar
  3. Olá :)
    A última adaptação cinematográfica que vi foi "A mulher do viajante no tempo". Li primeiro o livro e apesar de ter gostada da adaptação do livro ao filme, o livro é bastante melhor. No filme apenas são apresentados os momentos principais do livro, mas falta a intensidade que aquelas páginas nos oferecem.

    Gosto sempre de ler primeiro o livro e só depois ver o filme. Houve alguns casos em que vi primeiro o filme, mas mesmo assim consigo sempre gostar mais do livro. Só há um caso em que gostei mais do filme do que do livro: "O véu pintado". O filme é lindo, o livro é massador.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sivana! Ando para ler esse livro há muito tempo, mas nunca me lembro dele quando vou à biblioteca. Tenho de ver se me lembro para a próxima.
      E compreendo-te quanto à questão de preferir o livro. Normalmente comigo passa-se o mesmo :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. O livro é bastante bom! Eu adorei. Um livro diferente do que estamos habituados. Os livro, normalmente, são sempre mais interessantes! Beijinhos

      Eliminar
    3. Tens razão, são raras as excepções em que os filmes são melhores... E realmente eu tenho que me pôr a ler esse livro :)

      Eliminar
  4. Acabei mesmo agora de postar a minha opinião sobre um filme que vi hoje ("Os Instrumentos Mortais - A Cidade dos Ossos"). Foi uma sessão de cinema bem passada mas como fã dos livros fiquei dececionada com algumas mudanças significativas que fizeram à estória. Lá está, não exijo que seja uma adaptação exatamente igual ao livro mas pelo menos respeitar o mínimo da estória.

    Prefiro sempre ler o livro antes de ver o filme e raramente o filme suplanta o original. A única exceção que me recordo é talvez o "Nómada" porque o livro é um pouco aborrecido e o filme tem um ritmo mais acelerado e mais ação (porque condensa as partes mais aborrecidas).

    E já agora, não gostei muito do "Criaturas Maravilhosas" (olha eu a meter nojo xD)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica! Acabei agora de ler a tua opinião e realmente fiquei curiosa... tenho de me pôr a ler essa trilogia. E realmente uma adaptação desilude se não mantém os pontos fulcrais de um livro. Lá está, o Nómada (filme) desiludiu-me um bocado porque alterou alguns pontos que para mim eram fulcrais para o romance da Nómada e do Ian e modificou imenso o papel e a história do Kyle. Bolas, és mesmo do contra! xD
      Beijinho

      Eliminar
    2. Estamos mesmo desencontradas nisto!! xD

      Eliminar
    3. É verdade! Não podemos ver uma adaptação juntas! xD

      Eliminar
  5. Oláa :)
    Ora entramos num campo que me agrada ehehe
    A nível mesmo de filmes, lembro-me de ter falado em ver a adaptação do livro "Refém do Amor", de Nora Roberts, mas para te ser sincera, não me recordo se vi ou não xD

    Maaas... se fizermos um pequeno desvio para as séries, já há tema de conversa :P
    Este mês emprestaram-me um livro da saga Nikki Heat de Richard Castle. Já o li e posso dizer que, por ter visto a série desde o início, tive algumas dificuldades, porque a tendência é fazer comparar. Mesmo inconscientemente lol

    Pessoalmente, e a nível geral, sou a favor de ler o livro e depois ver o filme.
    No livro temos acesso a um universo quase ilimitado, onde a nossa imaginação tem um papel fundamental. Quando temos uma adaptação cinematográfica, as limitações tornam-se óbvias, e corremos o risco de nos desiludirmos, ora porque não segue fielmente a obra (se bem, que às vezes é uma tarefa complicada... Mas a que a Saga do Harry Potter conseguiu fazer :P), ou porque tem alterações demasiado grandes.
    A primeira vez que me dei conta disso foi depois de ler o livro P.S - Eu amo-te e ter visto o filme. Havia ali uns quantos pequenos pormenores a serem revistos... mas pronto, não se pode fazer nada xD

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lia! Pois, já tinha lido algo sobre um filme baseado num livro da Nora Roberts, se calhar foi contigo ou no teu blog. Entretanto esqueci-me, mas agora quero ver :)
      Quanto a essa saga, nunca ouvi falar... ou é aquela em que se baseia a série Nikita? É aquela que me recordo, tendo em conta o nome.
      Realmente os livros conseguem fazer a nossa imaginação fluir, mais do que qualquer outra coisa. Acho que é essa a magia da leitura. É pena que os filmes não consigam captar tudo aquilo que "vemos" enquanto lemos. Ainda assim, felizmente há alguns que conseguem fazer um bom trabalho - lá está, o Harry Potter :D
      Beijinho

      Eliminar
  6. Olá :)

    a última adaptação que vi foi "A Cidade dos Ossos". Já li o livro e em comparação com o filme, o livro é muito melhor. No filme apesar de tentarem explicar todo aquele mundo complexo tem algumas falhas mas é normal ser tudo muito corrido. Achei os efeitos especiais muito bem feitos e em termos de cenários foi assim que imaginei quase tudo, já quando li o livro há dois anos.

    Em relação às personagens, acho que a Lily Colins fez um bom papel com a sua Clary. O Simon e o Alec também estão muito bem. A Isobelle não é tão bonita como o livro garante mas também acho que esteve muito bem. Para mim a maior desilusão foi o Jace e o Valentine. O Jace, primeiro não gosto muito do actor, aqui ele esta com um ar um pouco gay e sempre com a mesma expressão, aquela cara séria que não transmite nada. O Valentine, meteram-lhe umas trancinhas não sei porquê, não me lembro de ele as ter no livro, o que deu descaracterizou um pouco a personagem, pois ele é suposto ser o vilão da história e com aquelas trancinhas está um bocado ridículo e afemininado. basicamente o que faz de gay tem um ar mais macho do que todos os outros que são hetero xD espero que haja um 2ºfilme, porque apesar de não ter gostado assim tanto do filme, foram duas horas muito bem passadas que me entreteram.

    também vi o nómada que gostei mas não li o livro. quanto ao criaturas maravilhosas, para mim nem o livro nem o filme valem a pena xD

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafi! Parece que a Cidade dos Ossos está em grande nesta pergunta! Está a fazer-me ter muita vontade de ler a trilogia que nunca me tinha chamado a atenção :)
      Quanto a essa questão dos homens do filme, fizeste-me rir a bem valer! Já tive a ver algumas imagens do filme e realmente tens razão quanto ao Jace. Já o Valentine parece mau na mesma... tenho mesmo de me pôr a ler para poder ver o filme. Obrigada por entrares na conspiração para me pôr a ler essa trilogia imediatamente! xD
      Beijinho

      Eliminar