quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Escolha do Coração - Amanda Brooke

14741552


Os recém-casados Holly e Tom acabaram de se mudar para uma casa antiga na pitoresca Inglaterra rural. Quando Holly descobre um relógio lunar num jardim cheio de ervas, e o seu estranho mecanismo de cristal, está longe de suspeitar que ele vai mudar a sua vida para sempre. Pois o relógio lunar tem uma maldição. A cada lua cheia, Holly consegue ver o futuro - um futuro que contém Tom a embalar a filha bebé de ambos, Libby, e a chorar a morte de Holly no parto… Holly percebe que o relógio lunar está a oferecer-lhe uma escolha desesperada: dar a Tom o bebé que ele sempre quis e sacrificar a sua própria vida; ou salvar-se e apagar a vida da filha por quem se apaixonou.


Esta é uma história difícil na medida em que há escolha entre a vida de uma mãe e a vida de uma filha. Contudo acaba por ser uma leitura leve, a autora conta-nos uma história em que há decisões difíceis, mas de uma forma leve. É uma história linda que emociona por diversas vezes e razões.
Contudo, apesar de ter gostado muito da história, olhando para trás, vejo que a história poderia ser melhor. Toda a panóplia de personagens merecia um maior desenvolvimento, em particular as principais. A Holly, como protagonista, é a que está melhor desenvolvida mas ainda assim não consegui criar uma empatia com ela, faltou ali qualquer coisa. Tom, como marido dela, também está pouco desenvolvido, achei que merecia uma maior complexidade e história. Por outro lado, gostei muito de Jocelyn, uma amiga essencial para Holly e uma personagem complexa e com uma história complicada.
Esta é uma história que se baseia nas decisões de Holly, tendo em conta o que ela sabe que vai acontecer no futuro, graças ao relógio da lua. Graças a estas visões que o relógio dá, Holly vai amadurecendo em relação ao conceito de maternidade, ao mesmo tempo que luta contra a escolha entre si e a sua filha Libby. E aqui está um outro pormenor que notei - a história é muito baseada nisso e podia ter sido um pouco mais condensada, dando então espaço para uma maior desenvolvimento das personagens.
Ainda assim, é uma livro que recomendo, com uma história linda e emocinante. :)

5/7 - Gostei

Sem comentários:

Enviar um comentário