segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A Tormenta de Espadas - George R. R. Martin

5739654

Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.
Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.
Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos.
No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?


[Pensamentos durante a leitura a comprovar a minha leitura lentíssima]

  • É impressionante que por mais que goste desta série, demoro sempre eternidades no início de cada um :(
  • Não acredito no que acabou de acontecer... mas espero que seja bom ara a pobre da Arya...
  • E a leitura anda lenta. Se calhar é melhor intercalar com outro livro :/
  • E a leitura continua lenta. Não tem culpa o pobre livro, mas realmente não me está a chamar muito :/


E finalmente acabou a leitura mais lenta deste ano. Nunca pensei, quando agarrei neste livro, que iria demorar tanto tempo a lê-lo, mas a verdade é que ele não me puxou muito durante a maior parte da leitura, daí ela ser tão lenta.
A história de George R. R. Martin está muito bem construída, personagens e tramas extremamente complexos, e é realmente uma obra a ser admirada. Mas não sei porquê, cada vez que pego num livro da série, o início nunca é fácil, talvez porque precise de um período de habituação a tantas personagens e pontos de vista, mas quando chego sensivelmente a meio, a leitura começa a ser mais entusiasmante, envolvendo-me muito mais na história. E uma coisa que percebi neste livro é que odeio que os pontos de vistas mudem tantas vezes! Logo quando estou a querer saber o que vai acontecer àquela personagem, o que vai acontecer a seguir, BUM! mudou o ponto de vista. E isso deixa-me piurça! Bolas, George R. R. Martin, não podias ter continuado o POV mais um bocadinho, só mais umas páginas (cara de amuo)?
Enfim, tirando estes quezílias que eu tenho com a série, o que interessa é que não consigo deixar de a ler, quero saber o que vai acontecer àquelas personagens que me são tão queridas, aquelas que eu odeio e aquelas que por vezes odeio e outras vezes torço por elas. Nesta livro, as personagens continuam no percurso que começaram no livro anterior e vamos vendo as consequências e escolhas que isso traz, quer gostemos ou não :/ e opá, aquele fim é tão estrondoso! Só me deixa a pensar "será que? será que é desta?" e deixa-me numa ansiedade para saber o que vai acontecer a seguir. O autor tem um condão nisto - por mais que não gostemos de certos acontecimentos, não conseguimos deixar de os acompanhar, há aquela ansiedade, aquela curiosidade que nos deixa em suspenso pelo livro seguinte. Isto tem acontecido em todos os livros que tenho lido desta série. Por mais que a leitura seja difícil, quando chego ao seu fim, eu só quero saber o que vai acontecer a seguir, só quero pegar no livro seguinte. Agora percebo aqueles que adoram esta série há anos e esperam ansiosos pela publicação do próximo livro. Espero não chegar a essa situação tão cedo... :)

5/7 - Gostei

5 comentários:

  1. Pois, o grande problema da publicação desta série cá em Portugal é a divisão dos volumes... Este corresponde à primeira parte de um livro portanto é natural que o ritmo seja mais lento :/ Mas aconselho-te a leres o seguinte ("A Glória dos Traidores")! É o meu favorito na saga toda, é simplesmente explosivo!! O.o Prepara-te! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fiquei com medo! O que vem aí?? O.o

      Eliminar
    2. Brace yourself, winter is coming O.o
      Muahahahaha xD Não te vou spoilar mas é um livro cheio de momentos de cair o queixo! :P

      Eliminar
    3. O.o Ai, ai, MEDO! Tenho mesmo de pegar no livro quando for à biblioteca! :)

      Eliminar