quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pergunta da Semana - Desapego I

Pergunta da Semana photo PerguntadaSemana.png

Estás a meio (ou no início) de uma leitura que não te está a agradar...

Continuas a leitura?


Sei que esta é uma questão algo difícil para qualquer leitor. Para mim já houve um tempo em que lia tudo, tudo até ao fim. No entanto, ultimamente tenho aprendido que às vezes não vale a pena continuar uma leitura que não dá prazer, que só aborrece ou irrita, e tem sido mais fácil largar um livro assim. Portanto, se fico com vontade de parar a leitura e desistir do livro, faço-o. Há por aí muitos mais livros que valem muito mais a pena (e o meu tempo) :)
E quanto a ti? 

Deixa a tua resposta aqui nos comentários, no face ou no teu blog. Caso faças a última escolha, refere o blog Cantinho da Neptuno e deixa aqui o link, para eu cuscar a tua resposta :)
Obrigada por participares neste desafio!

14 comentários:

  1. Vou continuando até melhorar ouuuuuuuu até atingir o meu limite xD Easy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cata! Estou a ver que para ti é mais fácil. Mas foi sempre assim, nunca tiveste problemas em abandonar um livro? Para mim não foi fácil deixar o hábito de ler até ao fim...
      Beijinho

      Eliminar
    2. Oh não, não filha x) o ano passado eu ia até ao fim, custasse o que custasse. Mas este ano só vou até ao fim se acreditar piamente que vai melhorar a determinada altura :P

      Eliminar
  2. Se um livro não me prende até à página 100 (depende do tamanho do livro) começo a ler na diagonal mas se nem assim a leitura continuar a interessar-me desisto!! Até pode melhorar no final mas não impede que o livro seja mal. Nunca avaliaria um livro que não gostei durante a maior parte da leitura só por ter um grande final. =)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafi! Nunca compreendi essa de ler na diagonal! Como é que fazes?
      E realmente tens razão - um livro não pode ser bom se só o fim é que vale a pena. :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Uma pergunta complicado. Eu sou teimosa e curiosa, por isso, muitas vezes quando o livro não me está agradar muito tento sempre ir até ao fim por mera curiosidade. Porém há outros livro que penso que o melhor é parar, mas sempre com a ideia de mais tarde voltar a pegar. Aconteceu-me isso recentemente com o "Sepulcro" de Kate Moss. Era um livro bastante pesado, mas segundo o senhor da biblioteca é um livro fantástico. Já está na minha lista de leituras para o próximo Inverno, ou seja, vou dar-lhe uma nova oportunidade.
    Só a um livro que não penso em voltar a pegar nele: "Daqui a nada" de Rodrigo Guedes de Carvalho. Apenas li 50 páginas e desisti. Já este ano tive outra má experiência com o autor, mas este aguçou mais a minha curiosidade e fui até ao fim. Sinceramente, mas valia ter ficado pelo início.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana! É difícil deixar um livro a meio, não é? Nunca sabemos de afinal é um livro que vale a pena ou não! Mas estou na mesma situação que tu - se já tive uma má experiência com o/a autor(a), é muito mais fácil deixar a meio a segunda má experiência do mesmo!
      Espero que o "Sepulcro" possa ser uma boa leitura para ti. Agora fiquei curiosa com o livro :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Olá :)
      Vamos lá ver. O senhor deixou-me curiosa e de facto pela sinopse parecia interessante. Mas o calor não ajudou, por isso devolvi à biblioteca e no Inverno volto a tentar. Espero que experimentes também. Beijinhos

      Eliminar
  4. Às vezes gostava de ser uma pessoa mais desapegada, que conseguisse largar assim uma leitura a meio mas não é mesmo o caso :S Em toda a minha vida acho que só desisti de duas leituras: "Eragon" (que estou a reler neste momento) porque não era o meu género predileto na altura e o "As Quatro Últimas Coisas" porque foi simplesmente horrível e não tinha nada que me fizesse querer continuar a ler...
    De resto, leio tudo até ao fim porque tenho sempre a esperança que melhore :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica! Pois, eu compreendo-te. Há livros que são maus no início mas depois acabam por surpreender. É pena que nem sempre seja assim!
      Mas espero sinceramente que a releitura do Eragon corra melhor. É o início de uma saga que adorei. Boas leituras! :)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Na maioria das vezes, se o livro não me agrada ponho-o de lado. Não tenho nenhum critério do género, 100 pág ou 1/3 do livro, simplesmente se a história ou o tipo de escrita não me agradam, pimba, lá vai ele de volta à estante. Já cheguei a abandonar livros só ao fim de 3 capítulos ou 2 páginas. Forçar a leitura de um livro que não estou a gostar é algo que acho muito poucas vezes.
    Há tanto livro bom para ler, portanto para quê perder tempo com algo que não me está a agradar?
    A leitura deve ser um prazer e não um desconforto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! Realmente, agora disseste tudo, a leitura nunca deve ser um desconforto. Mas sempre tiveste essa posição diante da leitura, ou foi uma decisão que tomaste recentemente?
      Beijinho

      Eliminar
    2. Desde sempre que tenho essa mania. Só forcei as leituras obrigatórias na escola e mesmo assim só terminei "Os Maias" depois da prova global, mas porque meti na cabeça que tinha que ler, pois durante o ano lectivo nem a meio cheguei.
      Sinto que se não estou a gostar, que não me devo obrigar a ler.

      Eliminar
    3. Ai, os Maias! Que drama foi conseguir acabar esse livro... é impressionante como as leituras obrigatórias nunca puxam tanto por nós. Mas realmente é bom conseguires deixar um livro assim, e aproveitar o tempo para leituras mais interessantes :)
      Beijinho

      Eliminar