quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pergunta da Semana - Escritores II

Pergunta da Semana photo PerguntadaSemana.png

Considerado génio por uns, pesadelo por outros. Único Nobel da Literatura português, este escritor é conhecido pela sua escrita com pouca pontuação (entre outras coisas) e pela leitura obrigatória que temos de fazer no 12º ano, o Memorial do Convento.


Falamos, é claro, de José Saramago. Qual é a vossa experiência com a sua obra? Já leram mais livros escritos por ele ou não conseguiram ultrapassar a leitura do Memorial do Convento? 



Confesso que tenho uma opinião bipolar acerca deste escritor e é exactamente por isso que me lembrei dele para esta pergunta. O único livro que li dele foi precisamente o Memorial do Convento, que li integralmente, mas que não gostei. Achei a leitura aborrecida e aquele modo de escrever quase sem pontuação irritava-me extremamente. 
No entanto, este escritor é Nobel, é elogiado por tantos, já li algumas opiniões positivas acerca de outros livros dele e tudo isto faz-me ficar dividida. Será que os outros livros dele são mais interessantes? Será que o Ministério da Educação escolheu precisamente o que era mais aborrecido de todos? Ou escolheu um livro que não é todo adequado àquela idade? Tudo isto é muito contraverso. Faz-me sentir-me tentada a dar outra oportunidade a este escritor. 
Que me dizem?


Deixa a tua resposta aqui nos comentários, no face ou no teu blog. Caso faças a última escolha, refere o blog Cantinho da Neptuno e deixa aqui o link, para eu cuscar a tua resposta :)
Obrigada por participares neste desafio!

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Cata! Não gostaste do Memorial do Convento, certo? E não tencionas dar uma oportunidade ao homem? XD
      Beijinho

      Eliminar
    2. Certo! E não, não tenciono dar uma nova oportunidade ao homem... pelo menos tão cedo

      Eliminar
  2. Olá :)
    A minha relação com Saramago é inexistente! Nunca li nada dele, confesso que já tive alguma curiosidade, mas sempre que vou à biblioteca para trazer livros há sempre outros que me chamam mais à atenção. Felizmente na altura em que fiz o secundário era opcional, ou seja, as escolas podiam escolher entre "O memorial do convento" e a "A aparição". Na minha escolha, o escolhido foi "A aparição". Adorei o livro!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana! Que sorte! O Memorial do Convento é tão chato xD
      Por acaso nunca ouvi falar desse livro "A Aparição". Fala de quê?
      Beijinho

      Eliminar
    2. :) Sim, tive sorte, porque no ano seguinte acabou-se a opção de escolha e "Memorial do Convento" passou a ser obrigatório.
      É um livro bastante filosófico e que levanta questões acerca da morte, da religião da vida... Não sei se serão temas do teu interesse. Por acaso é um livro que quero reler, já lá vão muitos anos.

      Em relação a Saramago tenho que ganhar determinação e ler alguma coisa dela. Estou inclinada para começar pelo livro "Ensaio sobre a cegueira".
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá Silvana! Se eu um dia também me decidir a ler Saramago, será por esse livro que começarei, já que é um dos mais aclamados dele.
      Quanto ao "A Aparição", hum... torço um bocado o nariz com essa descrição :/
      Beijinho

      Eliminar
    4. De facto, confesso que é um livro que não agrada a toda a gente. Acho que a análise do professor deu uma ajudinha...
      Beijinhos

      Eliminar
    5. Pois, isso pode ajudar. A minha professora que ajudou na análise do Memorial do Convento era fantástica, mas ainda assim não conseguiu fazer-nos gostar do livro...

      Eliminar
  3. No meu tempo (faz lembrar conversa de velhotas eheheh) dava-se "A Aparição" de Vergílio Ferreira, que odiei!!
    Tenho 2 livros de Saramago nas minhas estantes - "O Memorial do Convento" (que a irmã deu na escola) e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" - e já tentei ler este último mas não passei da página 2. É certo que já foi há uns 4/5 anos mas a verdade é que não me sinto muito tentada a ler Saramago.
    Até coloquei a categoria de "Nobel" no meu Bookbingo deste ano a pensar ler Saramago mas a verdade é que o estou a substituir por Steinbeck.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! Também já vi que essa livro não me irá interessar muito. Pelas descrições que já li dele...
      Tão e esse Steinbeck? É bom?
      Beijinho

      Eliminar
    2. Sim, conheço muito pouca gente que goste da "A Aparição".
      Quanto a Steinbeck, já este ano tinha lido "A Pérola" e gostei e agora li "As Vinhas da Ira" (terminei ontem) e é muito muito bom. É certo que é uma história pesada mas gostei bastante da escrita. Mas julgo que se tivesse lido há uns anos atrás, talvez não me tivesse cativado.

      Eliminar
    3. Foi ele que escreveu "As Vinha da Ira"? Ando para ler esse livro há anos, mas nunca me lembro quando vou a uma biblioteca. Tenho de me lembrar disso. :)

      Eliminar
  4. Gosto bastante de Saramago, mas confesso que não é para todos! Adorei o "Ensaio sobre a cegueira", aconselho vivamente mas também alerto para a narrativa pesada e as descrições mais cruas :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica! Pois, acho que concordo contigo. Ainda assim, quando tentar pegar-lhe, vou pegar nesse mesmo livro, é o que me provoca mais curiosidade :)
      Beijinho

      Eliminar