quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pergunta da Semana - Escritores V

Pergunta da Semana photo PerguntadaSemana.png

Hoje vamos falar de uma senhora portuguesa, uma escritora de excelência que escreveu alguns dos mais belos livros infantis para além de muita poesia. Apesar de já ter falecido, a sua obra torna-a viva na nossa cultura. Falo claro, de Sophia de Mello Breyner Andresen.




Há algum livro dela que vos tenha marcado a infância? Qual o vosso favorito? 


Confesso que não li muitos livros desta autora. No entanto aqueles que li, foram leituras agradáveis e que gostei. O que mais me marcou foi, sem dúvida, A Floresta, o primeiro livro (acho eu) que li dela, um livro que fala de uma criança que descobre um anão e de um tesouro à muito escondido e protegido por ele. Era um livro que já existia cá em casa e foi com enorme prazer que o li e reli muitas vezes. Tem lições de vida, muito bem escritas quer para crianças quer para adultos. Acho que ela (a escritora) tinha sempre isso em mente quando escrevia os seus livros. Devia ser uma mulher espantosa, não concordam? :)


Deixa a tua resposta aqui nos comentários, no face ou no teu blog. Caso faças a última escolha, refere o blog Cantinho da Neptuno e deixa aqui o link, para eu cuscar a tua resposta :)
Obrigada por participares neste desafio!

13 comentários:

  1. Adoro! Adoro! Adoro! :)

    É impossível dizer apenas um livro. Adorei "A árvore", "A menina do mar", "A Fada Oriana", "O Cavaleiro da Dinamarca". Ainda não li "A Floresta" nem "O Rapaz de Bronze".

    A poesia dela é igualmente fabulosa! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana! Como te percebo. Também já li esses todos excepto o "Rapaz de Bronze". Mas "A Floresta" tens mesmo de ler. É lindo :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Tenho mesmo :)
      Ontem ainda me esqueci de referir o livro "Histórias da Terra e do Mar". O talento desta senhora será eterno :) Beijinhos

      Eliminar
    3. Nunca ouvi falar desse... O.o Fiquei curiosa, agora :)

      Eliminar
    4. Este é um livro com vários contos. O primeiro é inspirado na história da cinderela. São contos muito bonitos e com uma mensagem subjacente! Trens de experimentar :)

      Eliminar
    5. Parece ser interessante. Vou ter que procurar nas bibliotecas :)

      Eliminar
  2. Nunca li nada da autora. A minha irmã deu alguns livros na escola mas no meu tempo não. Tenho que ler pelo menos um livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! É pena, porque são livros lindos e próprios para a idade em que os tínhamos que ler. Mas experimenta, ainda assim podes vir a gostar :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. De certeza que vou experimentar =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorooooooo, tanto os contos infantis como toda a obra poética :D
    O conto que mais me marcou talvez tenha sido o "Noite de Natal", mas não sei bem explicar porquê... Mas são todos lindíssimos :')

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica! Estou a gostar da conversa por aqui, estou a conhecer livros da autora que nunca ouvi falar. Agora fiquei curiosa com esse conto. Vem nalgum livro de contos ou vem num livro só para ele?
      Beijinho

      Eliminar
    2. É um livrinho isolado! É este: http://www.fnac.pt/A-Noite-de-Natal-Sophia-de-Mello-Breyner-Andresen/a524671
      Muito giro para ler no Natal ^^

      Beijinhos*

      Eliminar
    3. Hei-de ver se encontro na biblioteca. Obrigada :)

      Eliminar