quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Perfume de Jasmim - Jude Deveraux

17839966

Charleston, 1799: Catherine Edilean Harcourt não tem falta de pretendentes na Virginia, e espera realizar o seu sonho de casar e ter uma família. Mas o espírito aventureiro do Cay é despertado ao visitar o seu padrinho na Carolina do Sul. Acamado com uma perna partida, ele pede a Cay que o substitua numa missão urgente: a caminho de um baile de máscaras, ela deve entregar um cavalo selado ao filho de um velho amigo... que por acaso também é um fugitivo acusado de assassinar a mulher! Cay concorda com o plano, que não corre nada como planeado... e encontra-se em fuga com Alexander McDowell. Embora devesse temê-lo, Cay sente-se atraída para Alex e convence-se da sua inocência enquanto procuram refúgio nos Everglades da Florida. Será que confiar nele vai ser o pior erro da sua vida? Ou apaixonarem-se será a salvação que ambos procuravam?


Em Perfume de Jasmim é possível acompanharmos antecedentes dos protagonistas dos restantes livros (à excepção de Dias de Ouro), uma vez que este se passa no passado, no século XVIII.
Ao princípio não lhe dava muito, porque o início não parece promissor. Mas como me enganei! Há medida que os nossos protagonistas se vão conhecendo e revelando mais da sua vida, vamos aproximando deles, rindo à gargalhada das várias cenas divertidas deles, das discussões e competições que têm. Este é um livro cheio de romance, mas também riso, humor e vários tipos de amor, muito agradáveis de se ver.
Temos protagonistas formidáveis, que se vão revelando aos poucos, que nos deixam conhecê-los por camadas e que nos permitem apaixonarmo-nos por eles cada vez mais. A par destes, temos outras personagens, que sendo secundárias, acrescentam tanto à história, é impossível não gostarmos delas! mesmo aquelas que não agradam tanto aos protagonistas. É de realçar ainda o pormenor do sotaque escocês que enriquece a história.
Este é um romance histórico, mas aqui a época temporal serve apenas para definir os contornos da história, não é dos factores principais. Aqui o factor principal é mesmo o romance, lindo de se ver.
Para quem adora romances, recomendo vivamente! É dos melhores livros que li este ano! (Curioso que nessa lista incluem-se todos os que li desta autora :P )

7/7 - Adorei! Obra Prima.

7 comentários:

  1. Sara sei que este livro faz parte de uma série, por acaso possuo "Perfume de Paixao". A minha pergunta é se podemos ler este livro sem ter lidos os seus antecessores?
    Dá para perceber o fio condutor da serie se lermos fora da ordem correcta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carol! Há algumas ligações entre os livros, mais directas nos livros escritos no presente, pelo que estes, se pudesses, seria melhor ler por ordem. Há uma lógica para a ordem dos livros, por exemplo, este Perfume de Jasmim fala de um casal/família que é antecedente dos Frazier do livro a seguir, Desejos do Coração. No entanto li estes dois livros na ordem contrária o que não me afectou a leitura. Afectaria mais, acho eu, se fosse na ordem dos livros passados no presente, em Edilean.
      No entanto, Perfume de Paixão é o primeiro da série, pelo que se leres esse não perdes nada da história. Espero ter ajudado.
      Beijinho

      Eliminar
  2. obrigado pela ajuda e opiniao! fiquei esclarecida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carol! Um ano mais tarde, apercebi-me que induzi-te em erro e afinal o Perfume de Paixão é terceiro livro da série, embora o segundo que se passe em "tempo real". Entretanto já o leste?
      Beijinho

      Eliminar
  3. Nunca li nada desta autora, mas já ouvi falar bem e tenho curiosidade e depois de ler a tua opinião com mais curiosidade fiquei ;)
    Qual o livro delas me recomendas que eu deva ler primeiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana! Fazes bem em tentar esta autora. Eu aconselhava o Jardim de Alfazema que é o primeiro da série Edilean e que introduz a vida nesta vila. Se preferes romances históricos, tens o Dias de Ouro que é o segundo livro e, de certa forma, fala dos antecedentes desta vila. Espero que gostes :)
      Beijinho

      Eliminar