terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

7040332

A Cidade dos Ossos
City of Bones

Cassandra Clare
Os Instrumentos Mortais #1

Editora Planeta  (2009)
415 páginas


Origem: Biblioteca
5,5/7 - Gostei muito


No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens.
Desde essa noite, o seu destino une-se ao dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo mas com tendência a agir como um idiota...


Um mundo novo com personagens já conhecidas, entretanto entrelaçadas com novas ideias. Acho que é uma definição para este livro. Por um lado temos os Caçadores de Sombras, digamos que uma mistura de humanos com anjos. Por outro lado, temos demónios, vampiros, lobisomens, fadas, etc, etc. Mas nem por isso, este livro é um cliché. Pelo contrário, é um livro bastante único com ideias bastantes diferentes, o que justifica a popularidade que tem tido.
Já tinha visto que esta série era muito conhecida e lida, mas ainda não tinha dado o clique para eu a ler. Foi preciso ver o trailer do filme baseado neste livro para ficar interessada. Bastante interessada até, quase que queria ver o filme antes de ler o livro. E ainda bem que decidi ler o livro, porque gostei bastante dele.
É uma história com bastante acção, com revelações sempre a surgir. Passamos de uma protagonista aparentemente mundi (humana)para uma protagonista que tem algo de especial e ligações a personagens importantes na história. Aliás, presumo que a sua especialidade se irá desenvolver ao longo dos livros. Acho que ela tem muito mais para dar. Até agora pareceu-me ainda um bocado inofensiva, daí achar que ela tem muito para crescer e desenvolver, embora já se veja algo de especial nela.
Depois há um leque variadíssimo de personagens. E é impressionante, que nenhuma delas é cliché, todas elas têm traços únicos que as definem e nem tudo o que parece é. Acho que a autora teve mão de mestre na sua criação.
E devo dizer que o fim do livro quase me pôs a arrancar cabelos. Não querendo spoilar, digo apenas que há uma revelação que vai deitar o mundo ao contrário - gente que já leu a série, por favor digam-me que é mentira... Aquilo não pode ser verdade!
Enfim, apesar de dar quatro estrelas (classificação Goodreads) ao livro (acho que falta algo para as cinco), penso que esta série tem muito mais para dar, tem um enorme potencial, que espero que se desenvolva nos próximos livros. Estou ansiosa por meter a mão ao seguinte para ver o que acontece. E espero sinceramente que me faça dar-lhe cinco estrelas.

7 comentários:

  1. Gosto bastante desta coleção! :) Mas a trilogia inicial, não os últimos 2 livros (4º e 5º) --'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica! Pois, eu pensava que isto era uma trilogia até pegar no livro e perceber que afinal é uma série de 5 livros. Mas em que é que esses dois últimos livros diferem dos anteriores para não gostares? Fiquei curiosa...
      Beijinho

      Eliminar
    2. Muito resumidamente e sem spoilers: a estória é quase nula, foca-se mais nos casalinhos da série e parece apenas uma desculpa para a autora fazer mais € à conta da saga... Dei-lhes 3* a ambos apenas porque gostei do destaque que a autora deu a Simon, é provavelmente a única parte da estória que segui com interesse... --'

      Beijinhos*

      Eliminar
    3. Txiii... até fico com medo... mas pelo menos posso contar com boa história até ao terceiro livro, não é? Depois disso, logo se vê. Obrigada pela tua opinião :)
      Beijinho

      Eliminar
    4. Sim, até ao 3º livro gostei imenso da saga :D Não quero ser a desmancha-prazeres claro, por isso o melhor é leres os outros na mesma para decidires por ti :)
      Beijinhos*

      Eliminar
    5. Sim, eu conto em ler os seguintes, mas assim graças à tua opinião não vou com altas expectativas quando os ler. E quem sabe não venha a gostar deles? :)
      Beijinho

      Eliminar
    6. Ora aí está o segredo ;)
      Beijinhos*

      Eliminar