quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Balanço de 2013 - Descobertas

Mais um tópico no balanço de 2013 - as descobertas que fiz em termos de autores e séries - ou seja, autores dos quais nunca tinha lido livro algum e séries que comecei. Nalguns casos, ambos coincidem, noutros não. Curiosos? Então continuem a ler :)
Para quem ainda não leu os dois posts anteriores sobre o balanço de 2013, podem fazê-lo aqui e aqui.

  • Firelight/Sophie Jordan (Série/Autora novas) - Esta série de young-literature traz-nos uma nova espécie de sobrenaturais - os draki - descendentes de dragões com poderes únicos e capazes de se transformar em humanos. Só li o primeiro livro, que nos deixa ver uma pontinha deste universo, mas pouco, uma vez que a protagonista está longe do seu povo e ainda pouco sabe acerca de si mesma. A escrita é boa e promete acerca destes seres sobrenaturais, mas o primeiro livro é  muito dominado por dramas adolescentes. Fico na esperança que os próximos sejam melhores e nos permitam saber mais sobre os draki.
10610036

Carreguem nas imagens para ler a minha opinião mais detalhada acerca dos livros.


  • Cathy Kelly (Autora Nova) - Uma escritora de que gostei, embora não seja uma favorita. É uma escrita agradável, com um tipo de romance diferente. No entanto, após ler várias sinopses e várias opiniões sobre livros dela, concluí que ela usa sempre a mesma fórmula nos seus livros. Três mulheres com problemas que se encontram e através dos seus contactos ou com ajuda de uma quarta, elas dão a volta à sua vida. Mas bem, também dizem algo semelhante da Nora Roberts e eu continuo a gostar dela, não é? Vou ver se dou uma segunda oportunidade a esta autora e depois logo se vê.
13497033


  • Forgive And Forget/Patricia Scanlan (Série/Autora novas) - Esta foi uma trilogia e autora que adorei conhecer. Esta autora escreve-nos um romance contemporâneo, com todas as alegrias e tristezas, encontros e desencontros da vida real. Ainda me falta ler o terceiro e último livro, pelo que estou em pulgas para saber como tudo vai acabar. É uma trilogia que recomendo totalmente.
1341383715717476


  • Kathryn Stockett (Autora Nova) - Esta foi uma autora que me surpreendeu pela profundidade e grandeza da obra que escreveu. Penso que todos já sabem (ou deviam saber) qual - As Serviçais. Andei durante algum tempo para ler esse livro e quando o fiz, não me arrependi. Um livro sobre a altura em que pretos e brancos eram separados por diferenças enormes mas inexistentes. Apesar de como uma personagem bem mostrou (se bem me lembro), o sangue ser igual. Uma obra que mostra a luta pela igualdade de direitos independentemente da cor ou da raça.  É uma obra que todos deviam ler. Agora só me falta ver o filme.
9110878


  • Roisin McAuley (Autora Nova) - A grande desilusão do ano. Nem sei como levei a leitura até ao fim, quer dizer, até sei - estava à espera que melhorasse para o fim e entendesse por fim a história. Nada disso. Foi simplesmente uma história cheia de palha, com personagens desinteressantes e confusas e uma revisão terrível. Só de me lembrar que as personagens falavam da Atalante para depois lhe chamarem cão... quando se tem um cão fêmea, chama-se-lhe cadela, não? Enfim, terrível, terrível.
15720719


  • Nick Vujicic (Autor Novo) - Este autor escreve-nos no livro que li, parte da sua biografia. Mas não pensemos que é uma vida desinteressante. Pelo contrário - Nick nasceu sem pernas ou braços, mas fez disso a sua força e tem lições de vida encorajantes para nos dar. É um livro que recomendo lerem em alguma parte da vossa vida.
13163768


  • Caster Chronicles/Kami Garcia e Margaret Stohl (Série/Autoras novas) - Esta foi uma série que fui encorajada a ler, uma vez que queria muito ver o filme baseado no primeiro livro. Aliás, soube primeiro do filme e só depois dos livros e apesar de saber da existência dos livros antes de ver o filme, insisti em ver o filme primeiro, tal a curiosidade. Que dizer? É uma série muito bem escrita, com um universo e uma história totalmente originais e únicos e com um romance profundo e jovem mas sem os habituais dramas adolescentes. É uma série que adorava terminar - espero bem que a editora publique os últimos dois livros...
884589311292935


  • Amanda Brooke (Autora Nova) - Esta autora presenteou-nos com uma história linda, bastante emocionante e com uma magia fora do normal. Dá-nos a conhecer o que o amor é capaz da fazer - mesmo que esse amor seja dirigido a alguém que ainda não existe. Traz-nos várias histórias, várias vidas em que o amor faz a diferença. Um livro imperdível. Recomendo.
14741552


  • Sign of Seven/Nora Roberts (Trilogia Nova) - Mais uma trilogia da Nora Roberts, desta vez com um tema totalmente diferente das restantes. Desta vez um demónio foi posto à solta - e cabe aos três homens que o libertaram quando eram crianças, destruí-lo. Mas claro, não sozinhos - vão poder contar com a ajuda de três mulheres formidáveis. Ainda só li o primeiro livro, mas bastou para querer ler o resto da trilogia. E só o facto de ser da Nora Roberts... explica tudo, não? :P
16123995


  • Trisha Ashley (Autora Nova) - Devo dizer que tinha expectativas boas em relação a esta autora, mas o livro que li dela desapontou-me. Foi um livro com muita palha nos primeiros dois terços da história, para só no restante terço nos interessar. É certo que a escrita é agradável e a história tem potencial mas podia ser mais interessante do que realmente foi. Ainda assim vou dar uma oportunidade a esta autora, uma vez que tenho um livro dela, em inglês, por ler. A ver vamos...
10711473


  • Bridgertons/Julia Quinn (Série/Autora novas) - Fui apanhada de surpresa por esta autora. Quer dizer, não foi tão de surpresa, já tinha lido boas opiniões da sua série, mas nunca pensei que fosse tão boa como realmente é. Julia Quinn delicia-nos com uma série de romance histórico, com personagens admiráveis, únicas, lindas, que nos fazem suspirar nuns momentos e gargalhar sem parar noutros. Como fiquei apaixonada por esta autora! E ainda só li o primeiro livro! É de certeza uma autora a acompanhar :)
13456552


  • Confessions/James Patterson (Série/Autor novos) - Ainda só foi publicado um livro desta série do autor, mas foi o suficiente. A escrita dele é viciante, acção após acção, revelações a toda a hora. Nunca tinha lido nada do autor, mas creio que ele é famoso pelas suas séries. Bem com esta, já me apanhou. Recomendo sem hesitação.
17928481



  • Karen Kingsbury (Nova Autora) - Dona de uma escrita tocante, que transmite uma mensagem de esperança, esta autora facilmente me tocou. A sua história não é complexa, mas também não tem personagens unidimensionais, cada uma é única à sua maneira. A autora tem um propósito, e consegue atingi-lo com a história que escreve. É uma escritora a seguir, de certeza.
17383309


And that's it. Os tópicos relacionados com livros já acabaram. Mas ainda há algumas coisas a dizer, pelo que deverei escrever mais um post sobre 2013. Espero que ainda não se tenham fartado :P
Beijinho

5 comentários:

  1. Desta série Forgive And Forget/Patricia Scanlan só tenho o segundo livro e está na estante porque não sei se dá para compreender lê-los de forma individual.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana! Realmente essa não é uma boa situação, porque o segundo livro é a pura continuação do primeiro. Aconselho-te a leres o primeiro, definitivamente, antes desse.
      Caso o encontres, espero que gostes. Depois diz o que achaste :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Que chatice :(. Tenho de ver se o encontro, nem que seja em formato digital.
    Beijinhos

    ResponderEliminar