sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Balanço de 2013 - Livros

2013. 365 dias e parece que passou num instante. Há coisas que me lembro que fiz ou li e vou a ver já foi em 2012. Coisas que parece que aconteceram à tanto tempo e afinal foi ainda em 2013! Como a nossa mente consegue ser confusa... Enfim, deixando-me de divagações, aqui vai o meu balanço do ano que passou.

Livros
Claro, não poderia deixar de falar de livros. Afinal a leitura é um dos meus hobbies favoritos, os livros são das minhas compras e presentes favoritos e um dos temas principais deste blog.

No ano de 2013, li 52 livros, na sua maioria provenientes das bibliotecas que visito, num total de 18058 páginas. Não foi dos melhores resultados, tendo em conta os anos anteriores, mas ainda assim fico contente. Tive um período que me deu para não ler, simplesmente não tinha vontade, não sei o que me deu. Felizmente passou, e pude regressar aos poucos à minha rotina literária.

Fazendo um resumo das minhas leituras de 2013, temos:
  • 1 livro que não acabei de ler (Nota 0)
  • 1 livro que detestei (Nota 1)
  • 1 livro de que não gostei mas reconheci ter alguns atributos (Nota 2)
  • 2 livros pelos quais acabei por ficar indiferente, nem gostei nem detestei (Nota 3)
  • 7 livros que gostei mas que me deixaram algumas reservas (Nota 4)
  • 10 livros que gostei (Nota 5)
  • 8 livros que gostei muito (Nota 5,5)
  • 19 livros que gostei bastante (Nota 6)
  • 2 livros que adorei (Nota 7)
  • 8 livros relidos

Vendo estes resultados, vejo que escolhi bem os livros a ler, uma vez que atribui boas notas à sua maioria. Mas por outro lado, será que sou boazinha de mais? Às vezes questiono-me se será esse caso...
Vamos a mais números acerca de 2013? 

Classificações
  • 5.1 como média da minha classificação
  • 4.1 estrelas como média do Goodreads
Médias
  • 7 dias para ler um livro
  • 49 páginas por dia
  • 374 páginas por livro
Aquisições
  • 26 livros comprados
  • 1 livro recebido em sorteio
Séries
  • 5 começadas
  • 1 acabada
  • 1 abandonada
Autores
  • 1 Autor PT lido
  • 12 Autores Novos lidos
Favoritos
  • 7 livros da Nora Roberts 
  • 24 livros da Saída de Emergência

Gente, quando estive a ver quantos livros comprei este ano, ia-me dando um fanico! Nunca tinha comprado tanto livro num só ano! É verdade que comprei quase todos fora do preço normal, mas nunca tinha comprado tanto. E vê-se bem a diferença nas minhas estantes! Comprei livros que já gostava, alguns que queria desesperadamente há anos e ainda alguns que vim a adorar. Fico contente por não arrepender de nenhuma compra. Quer dizer, se a Saída de Emergência não publicar o último livro da série Wicked Lovely da Melissa Marr, aí vou arrepender-me bem, uma vez que tenho todos os livros já publicados!

Quando estive a ver os autores que li este ano, fiquei envergonhada. Apenas um autor português! Foi um livro da Sophia de Mello Breyner e se não fosse a Silvana a sugeri-lo, não teria lido nada! Uma vergonha.
Por outro lado fico contente por ter descoberto 11 autores novos, significa que não fiquei tão agarrada aos mesmos autores de sempre. E claro, não foi nenhum espanto a autora que mais li, não foi? Apenas li 7 livros da Nora Roberts em 2013, mas tenciono continuar a ler livros dela este ano! Já sobram poucos da SDE, acho que vou ter que me aventurar pela Harlequin.

Enfim, acho que o post já vai muito longo, vou ter que dividir os assuntos noutros posts. Que acham do meu balanço de 2013 até agora?
Beijinho

8 comentários:

  1. Tens aqui uma boa análise de leituras (eu ando à 3 dias para fazer a minha).
    Tenho pena que só tenhas lido um livro de autores portugueses (embora contente por ter sido eu a sugerir :P). Espero que este ano isso mude...

    Até agora vais no bom caminho... Venham os restantes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana! Obrigada por teres lido o testamento todo. Realmente quando me dei conta que só tinha lido um livro de um autor português dei logo um sermão a mim própria, especialmente quando me dei conta que no ano passado pedi sugestões de autores portugueses para ler. Já peguei nessa lista e vou tentar ler alguns este ano. Deseja-me sorte :)

      Beijinho

      Eliminar
    2. Boa sorte!
      Se quiseres mais sugestões, vai lá ao meu blog e procura pelos livros em PT. Ainda tenho lá bastantes :).
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Obrigada Silvana :)
      Entretanto tens alguma etiqueta que indique só autores portugueses, ou por procuro nos autores que sei que são portugueses?
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olha acho que te vou roubar a ideia e também fazer uma espécie de estatísticas das minhas leituras! Fiquei curiosa já agora ;)
    Quantos às compras... Parece que abusamos todas este ano xD
    Também li muitos livros da Nora Roberts... E se não me engano (para vergonha minha) não li nenhum autor português....... Ups xD
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiana! Fico conte que tenhas gostado. Ainda tenho tanto para fazer...
      E quanto aos autores portugueses, temos de nos incentivar umas às outras, realmente temos de dar valor à literatura portuguesa.
      Fico à espera das tuas estatísticas :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Gostei muito do teu balanço :) Está muito organizadinho eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cata! Fico contente por dizeres isso, até porque ao princípio não estava bem a ver como organizar tudo o que queria dizer! Ainda bem que gostaste :)
      Beijinho

      Eliminar