quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Pergunta da Semana - Leitura

Pergunta da Semana photo PerguntadaSemana.png

Voltemos às origens deste vício e prazer que é a leitura. 

A quem ou a quê devem este gosto? 
Quem ou que livro vos fez gostar de ler?


Quando penso neste assunto, não há dúvida nenhuma: devo tudo à minha Professora Primária que sempre nos incentivou a ler. Logo desde cedo, quando poucas letras conhecíamos, ela incentivou-nos a pegar num livro, a apreciar os desenhos, a saborear o livro aberto em nossas mãos. Para além disso, prometeu um presente, no 1º ano, para quem acabasse a ficha de requisições mais depressa. Como competidora que eu era nesse tempo, adivinhem quem ganhou o porta-chaves em forma de pato, quem? :P

E desde aí que foi sempre um crescente, uma evolução. A começar por livros com imagens (o primeiro foi sobre gatos!), depois pequenas histórias, histórias mais desenvolvidas (Uma Aventura, os Cinco, etc, etc), até chegar ao Harry Potter - o grande marco para tanta gente da minha geração - e a todo o universo de bons e mais complexos livros. Desde esse primeiro ano que houve sempre um livro na mão, na mesinha de cabeceira, na mochila. :)
Belos tempos, belos tempos. Muito devo a essa Professora, a Senhora Professora Margarida, muitos bons momentos, memórias, incentivos e princípios.

Muito bem, agora é a vossa vez de regressar ao passado...

Deixa a tua resposta aqui nos comentários, no face ou no teu blog. Caso faças a última escolha, refere o blog Cantinho da Neptuno e deixa aqui o link, para eu cuscar a tua resposta :)
Obrigada por participares neste desafio!

6 comentários:

  1. Devo principalmente a Stephanie Meyer. Quando fiquei desempregada (por pouco tempo mas pronto)comecei a ler a saga Twilight, e a partir dai nunca mais fui a mesma. Meti me em fóruns, depois em blogs, comecei a comprar livros com as minhas poupanças etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Essa foi uma saga que na altura me fez ler compulsivamente! Apesar de agora já não ser das minhas favoritas, adorei lê-la quase no final da minha adolescência. E ainda bem que te trouxe para o mundo da leitura! Foi uma excelente mudança :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Mais uma vez, uma excelente pergunta.
    Como acho que vou-me alongar muito na resposta, vou preparar um post no blogue. Depois venho cá deixar o link.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! Fico contente de ver tão boa recepção a uma pergunta. Obrigada :)
      Depois quero ir cuscar...
      Beijinho

      Eliminar
    2. Sara, é verdade. Sei que não respondo todas as vezes mas gosto sempre de ler as perguntas e as tuas respostas e vou tentar comentar mais vezes =)
      Aqui está o link com a minha resposta http://o-prazer-das-coisas.blogspot.pt/2014/01/pergunta-da-semana-leitura.html
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Muito obrigada Tita. São palavras muito apreciadas, que me deixam sem palavras. :9
      Vou já comentar o teu post.
      Beijinho

      Eliminar