quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Cidade de Vidro - Cassandra Clare


A Cidade de Vidro
City of Glass

Cassandra Clare
Os Instrumentos Mortais #3

Editora Planeta (2010)
408 páginas

Origem: Biblioteca
6/7 - Gostei bastante




Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol. Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos. Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar? O amor é um pecado mortal e os segredos do passado provam ser letais quando Clary e Jace enfrentam Valentine no último volume da trilogia Os Instrumentos Mortais - obra que figura na lista de sucessos literários do New York Times.Caçadores de Sombras é o título da trilogia que começa com A Cidade dos Ossos, com uma fantasia urbana povoada por vampiros, demónios, lobisomens, fadas, e que é um autêntico romance de acção explosiva.


N'A Cidade de Vidro temos tudo apontado para um fim. Após um final inesperado do último livro, está-se à espera de uma rápida resolução de um problema de Clary. Mas qual quê? Cassandra Clare troca-nos as voltas e traz muitos mais problemas às nossas personagens favoritas. Vamos finalmente ver Idris, a Cidade de Vidro que se vai ver frente a frente com algo que nunca imaginou ser possível.
Mais uma vez, temos acção atrás de acção, revelação atrás de revelação. Apesar de estarmos no último livro da trilogia, tudo o que sabemos ainda não é suficiente e há ainda revelações suficientes para nos retirar o fôlego. Há emoções para dar e vender, acções que nunca esperaríamos a ser tomadas, atitudes entre pessoas que não imaginávamos. Frente a uma guerra final, há aliados onde não se pensavam e espiões impensáveis - alguns vão surpreender-nos.
Pelo que sei, este era para ser o livro final da história, pelo que este nos dá um bom final, com as pontas atadas e as personagens bem encaminhadas. Fico bem satisfeita por esta trilogia, pelo drama, pela acção e revelações sem fim, pela boa história que se contou. Por isso mesmo, tenho medo dos livros seguintes. Já ouvi dizer que não são tão bons, e fico a pensar o que haverá para contar mais. A história ficou tão bem assim, porquê mexer-lhe? Fiquei a pensar nisso, quando no final, após um encontro entre Clary e uma Majestade, são suscitadas dúvidas em relação ao passado de que Clary não se lembra, passado este que para mim ficava bem onde estava. Será isso que dará panos para mangas para os livros seguintes? Não sei, mas tenho medo.
Enfim, quem quiser ter uma boa leitura, recomendo totalmente esta trilogia.

A quem já leu os livros seguintes, peço que me dêem alguma ideia se vale a pena continuar ou não...


Livros anteriores
7040332

4 comentários:

  1. Honestamente? Não acho que valha a pena, os próximos são uma autêntica desilusão... Uma pena que a autora não tenha sido capaz de deixar a estória como terminou aqui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica! Então fico mesmo por aqui. Foi decisão da autora fazer mais livros? Pensei que tivesse pressionada para, tendo em conta que toda a gente os considera mais fracos que a trilogia inicial... É uma pena, Se calhar é melhor avançar para a prequela, não?
      Beijinho

      Eliminar
    2. Sim, penso que foi decisão da autora ou talvez tenha cedido a pressões... Seja como for, desiludiu-me muito! Ainda só li o 1º livro da prequela e não fiquei totalmente rendida mas gostei! Já me disseram que os seguintes são ainda melhores portanto estou ansiosa para continuar :) Talvez seja melhor avançares mesmo para essa então :)

      Beijinhos*

      Eliminar
    3. Isso são boas notícias... Hei-de ver se leio então a prequela.
      É verdade, vi o filme ontem e hoje e gostei tanto dos protagonistas e como eles interagiam entre si. É pena é terem feito do filme uma tremenda confusão e daí não haver seguimento (em princípio). Se fossem mais fiéis ao livro, possivelmente o filme seria melhor... Já o viste?
      Beijinho

      Eliminar