segunda-feira, 3 de março de 2014

Segredos do Teu Olhar - Patricia Scanlan


Segredos do Teu Olhar
Love and Marriage

Patricia Scanlan
Forgive and Forget #3

Editora Quinta Essência (2013)
488 páginas

Origem: Biblioteca
5/7 - Gostei

+1 Finish The Series Reading Challenge 2014


A conclusão da trilogia começada com Tudo se Perdoa por Amor e Felizes para Sempre. Quando o amor esmorece, a vida conjugal pode ser um inferno. Com um bebé não planeado a caminho, uma filha recém-casada cujo casamento já está em apuros, uma adolescente que não quer comer e a esconderem segredos um do outro, Barry e Aimee vivem momentos difíceis. Quando o amor surge, as ex-mulheres podem causar uma série de problemas. E Marianna vai causar todos os problemas que puder para que o ex-marido não a substitua por outra. Famílias em crise, paixão, tragédia e os poderes curativos do amor - o brilhante e terno novo romance de Patricia Scanlan não o vai deixar indiferente.


Em Segredos do Teu Olhar temos o final desta trilogia em que acompanhamos várias famílias, cada uma com os seus problemas e as suas divergências, mas que se encontram ligadas de alguma forma. Neste livro acompanhamos os problemas que já vinham de trás e ainda mais alguns ligados à recessão que se viu na Irlanda há uns anos atrás.
A pouco e pouco vão-se resolvendo problemas, vão-se criando pontes e relacionamentos entre pessoas e onde não é possível que isso acontece há ruptura. Felizmente a ruptura que queríamos ver e que não tinha volta a dar, deu-se e vemos o mau da fita (se é que podemos chamar-lhe isso) sair com o rabinho entre as pernas e receber o que merece.
Esta trilogia não tem nada a a haver com o que eu tinha lido antes. Ou até poderá ter, mas com livros únicos onde acompanhamos a história de uma família, talvez duas ou três, mas não com tanta complexidade ou ligação. Nesta trilogia a história é bastante complexa, com muitas personagens cujo ponto de vista temos acesso, o que faz com que troquemos de opiniões várias vezes em relação às ditas personagens e às suas acções. Eu, pelo menos, vi-me por diversas vezes a mudar de opinião em relação a uma certa acção, consoante a perspectiva em causa.
Este sendo o último livro da trilogia, acaba por nos mostrar em grande parte da história finais felizes e pessoas felizes. Nisso tudo bem, afinal gostamos que uma história acabe bem. Mas por outro lado, a ausência de problemas numa parte ainda extensa do livro, fez-me desgostar um pouco deste livro. Nunca estamos satisfeitos, não é? Enfim, gostei dos finais dados às personagens mas acho que podia haver um maior desenvolvimento das dificuldades passadas por elas para chegar a esses finais felizes, ou uma maior descrição dessas dificuldades. Senti que a autora saltou muito por cima desses momentos difíceis, estendendo demasiado os tempos felizes.
Bem, esta é uma boa novela para se ler, uma novela bem contemporânea que nos concede muitos bons momentos de leitura. Recomendo. :)


Livros anteriores
Tudo Se Perdoa Por AmorFelizes Para Sempre

6 comentários:

  1. Considero-o o melhor da trilogia!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clarinda! Eu não sei porquê (talvez por ter esperado tanto por este livro), acabei por gostar mais dos outros, mas este também foi uma boa leitura. :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Ganhei este num passatempo. Preciso de ajuda para decidir se leio o Felizes para Sempre emprestado ou se compro o resto da trilogia :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cata! Já tens o primeiro? Se sim, se fosse eu, comprava o livro para ter a trilogia completa, já que acabei por gostar das leituras. Caso só tenhas mesmo este, porque não lês os primeiros emprestados e depois decides?
      Beijinho

      Eliminar
    2. Bem, já conversámos sobre o assunto. Ainda bem que puseste o livro na wishlist. Não te vais arrepender (espero!) :)

      Eliminar