segunda-feira, 19 de maio de 2014

Colégio das Quatro Torres #1-7 - Enid Blyton/Pamela Cox



Colecção O Colégio das Quatro Torres #1-7
Malory Towers Series

Enid Blyton/Pamela Cox
Editora Oficina do Livro (2012)

Origem: Emprestados
5/7 - Gostei


Há algumas semanas decidi voltar às leituras da minha infância, e ler alguns livros que não tive oportunidade de ler naquela altura porque não tinha acesso aos livros. Tendo em conta o fácil acesso aos livros de Enid Blyton, uma autora que tinha adorado naquela altura, decidi-me então ler a colecção do Colégio das Quatro Torres - na minha infância/adolescência só tive oportunidade de ler o primeiro. Pedi então à filha de uma amiga minha que tinha os sete primeiros livros e pus-me a ler.
É de referir, no entanto, que Enid Blyton só escreveu os primeiros seis livros desta colecção. Os restantes mantêm a base dos primeiros mas foram escritos recentemente por Pamela Cox.


Foi agradável regressar a este tipo de leituras simples, com a sua graça, as picardias e partidas mais infantis, mas com mensagens por trás. Penso que Enid Blyton teve sempre esse cuidado de passar bons princípios através das suas personagens. Claro que este tipo de livros é bastante simples e previsível em termos de enredo, mas ainda assim são bons para descontrair e relaxar - servem como uma folga de leituras complexas - por isso, para quem goste da ideia, recomendo a sua leitura depois de livros marcantes/complexos ou como preparação para esse tipo de livros. No meu caso, por exemplo, estes livros foram excelentes para eu ficar com vontade de ler a Rainha das Trevas, de Anne Bishop, um livro que queria ler mas cuja leitura andava a adiar há já algum tempo.
Resumindo, gostei bastante e muito em breve vou dedicar-me à colecção das Gémeas em Santa Clara, da mesma autora, que a mesma pessoa fez a gentileza de me emprestar. Nunca é tarde para se voltar a ser criança, não é? :)

2 comentários:

  1. Há uns 4 anos (acho eu) li esta série (bem como a Colecção d'As Gémeas), os 6 volumes escritos por Enid Blyton nas edições dos anos 70 e gostei e fez-me desejar ter frequentado um colégio daquele género =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! Percebo-te bem... era bom se fosse real :)
      Beijinho

      Eliminar