sexta-feira, 2 de maio de 2014

Esperanças e Desilusões

Para os que conhecem bem o meu cantinho, devem ter reparado que sou fã declarada de autoras como Nora Roberts, J. D. Robb, Sherrilyn Kenyon, Melissa Marr, Jill Mansell, Linda Howard, entre outros. Que têm estas autoras em comum? São todas editadas pela Edições Saída de Emergência
Ora por isso mesmo e pelas boas promoções que esta editora nos habituou ao longo dos anos, sempre gostei muito da editora e sempre fiz questão de comprar muitos dos livros que gostava editados por ela - algo que se ver até pelas imagens das minhas aquisições. Aliás, se for a ver os livros que possuo, não devo falhar muito se disser que pelo menos metade deles é da Saída de Emergência.

Contudo, os atentos leitores desta editora têm ficado desiludidos de várias formas: ora vemos séries que gostamos deixar de ser publicadas - já falei aqui da série da Melissa Marr, onde só falta publicar o último livro, mas temos também a série de Patricia Briggs e ainda outras -, vemos livros terem os seus títulos alterados - o que me dói mais é a Sedução (Mortal) da J. D. Robb, mas temos também Nunca Seduzas um Escocês (Never Love a Highlander), certamente para chamar a atenção de leitores de eróticos -, traduções mal feitas, etc...

Vendo comentários sobre isso no facebook da editora, comecei a escrever um, dando o meu apoio, mas esse comentário resultou num texto dirigido à editora falando destes problemas e do que mais me toca. A editora culpa a crise do que tem acontecido (nomeadamente as séries inacabadas) que certamente tem a sua quota parte de culpa mas, na minha opinião e na de muitos outros, a editora podia então publicar os restantes livros em formato e-book - certamente não custa tanto para a editora e ela assim não perde os seus mais fiéis leitores. É a minha opinião, mas de certeza que há outras estratégias e ideias que a editora pode pôr em prática para não perder os leitores que a têm seguido durante anos e anos, em vez de se lembrar só da recente geração de leitores que só lêem eróticos - com isto não estou a criticar quem lê eróticos, prestem atenção, estou a criticar a posição da editora em publicar tantos livros deste género em detrimento de outros.

Quem quiser apoiar o meu comentário, quer com likes, quer com comentários, ideias, etc, podem fazê-lo aqui

Agradeço a quem teve a paciência de ler isto tudo e principalmente a quem quiser apoiar o meu desabafo para com a editora. Como disse num comentário logo a seguir ao texto que escrevi, eu escrevi precisamente este desabafo porque sempre gostei da editora e não gostaria que ela nos perdesse enquanto leitores. Afinal de tudo, ainda tenho esperança que a editora melhore e faça de tudo para continuar fiel aos leitores e a ela mesma (e não a esta sombra que tem sido nos últimos tempos).

Muito obrigada,
Sara aka Neptuno_avista

8 comentários:

  1. Antes de mais, estás com umas letras estranhas o.O
    Agora referente ao post
    Concordo contigo. Era a minha editora preferida e comprava imensos livros deles pois tinham um bom catalogo de fantástico (que eu adoro) mas também de histórico e acção. E agora o que se vê? Livros eróticos a serem publicados que nem cogumelos *suspiro*
    De seguida vou ler o teu comentário no fb e é óbvio que vou apoiar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! Fiquei confusa com essa das letras estranhas, mas ela também apareceram quando eu vim ao post. No entanto quando fiz Refresh, voltou tudo ao normal. Não sei que se passou. :/
      Pois, gostava muito que esta tendência para os eróticos acabasse em breve, já enjoa... E muito obrigada pelo teu apoio, gostei muito do comentário que fizeste lá :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Ah pronto, foi daqueles mistérios informáticos que de vez em quando acontecem e ninguém perceber porquê =)
      Por mim até podia não acabar de vez, mas pelo menos que abrandasse, e que continuassem a apostar nos restantes géneros literários.
      De nada, foi com gosto que te apoiei =)
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Pois, é que tanto erótico já enjoa... parece que não há nada de mais interessante para publicar -.-

      Eliminar
  2. Infelizmente não vejo a tendência do erótico acabar... :( vejo é alterarem o rumo e apostarem no new-adult que tmb tem bastantes cenas eróticas e deixarem os livros adultos um pouco de lado.

    A SDE têm-me vindo a desiludir já há vários meses e já não há maneira de dar o benefício da dúvida ou tentar perceber as apostas deles porque não faz sentido nenhum deixar uma série de lado, já com 6 volumes publicados e depois começar a publicar outras séries como por exemplo da Maya Banks! -_-

    Eu já disse isto há uns meses e repito, não me admiro se deixarem de apostar aqui e ficarem só pelo Brasil!

    Pode ser que no último semestre nos surpreendam com lançamentos bons...já nem percebo que tipo de catálogo eles querem ter...!

    beijinhooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafi! Pois, também fico triste perante o rumo (ou falta dele) que a editora tende a seguir... Dizem que a esperança é a última a morrer, não é? Por enquanto vou-me manter atenta aos lançamentos dos autores que gosto e que a SDE ainda publica, para além disso não sei. Basta-me fincar o pé e insistir para que esses livros vejam a luz do dia - em papel ou e-book...
      Muito obrigada pelo teu apoio :)
      Beijinho

      Eliminar