terça-feira, 6 de maio de 2014

[TAG] A minha Vida como Leitora

Vi esta TAG nos blogs Por detrás das Palavras e As Histórias de Elphaba e achei bastante interessante pelo que quis responder. Aqui vamos nós! :)


Passado

1. Com que idade começou a ler?
Foi logo no primeiro ano da primária, assim que aprendi a ler, portanto por volta dos 6 anos.

2. Qual é o primeiro romance que leu?
Romance romance mesmo, adulto, foi A Cor do Fogo da minha adorada Nora Roberts.

3. Que livro considera ter desenvolvido o seu gosto pela leitura?
Esta é um pouco difícil de responder, não há nenhum livro específico que me tenha incentivado a ler naquela altura... Mais facilmente consigo dizer quem me ajudou a desenvolver o gosto pela leitura - a minha professora da primária. :)

4. Qual é a sua primeira recordação a ler?
Tenho duas - a primeira foi do primeiro livro que trouxe da biblioteca da primária e que falava de gatos, mas eu na altura pouco ainda sabia ler. A segunda que tenho é de um livro já com mais texto, o que me fez não gostar tanto dele, uma vez que ainda não tinha um à-vontade com livros com tanto texto (que nem era assim tanto!) - mais tarde ainda naquele ano, voltei-lhe a pegar e lembro-me que já gostei dele :)


Presente

5. Actualmente, quantos livros tem?
95! O número tem aumentado exponencialmente nos últimos tempos. Mas rapidamente o número aumentará, já que estou à espera de alguns recentemente comprados.

6. Qual deles é o seu favorito?
Não me façam tal pergunta! Nunca iria conseguir responder a isso!

7. Qual é o mais odiado?
Não é o mais odiado... mas achei chato e se fosse hoje não o comprava - com muita pena minha é Cleo, um livro sobre uma gata :(

8. Qual é o seu género literário favorito?
Romance com fantasia! Junta o melhor de dois mundos :D

9. Com que frequência lê?
Todos os dias, várias vezes por dia :)

10. Literatura infantil, juvenil ou adulta?
Um pouco de cada uma, pode ser?

11. Defina a sua leitura: lenta, intermediária ou rápida?
Diria que algures entre o intermédio e o rápido.

12. Quem é o seu autor favorito e porquê?
Facilmente poderia dizer Nora Roberts, como J. K. Rowling, Jude Deveraux... enfim, muitas respostas... Porquê? Porque foram marcantes nalguma parte da minha vida ou simplesmente porque proporcionam garantidamente bons momentos de cada vez que pego num livro deles.

13. Livros de capa dura ou mole?
Prefiro de capa mole.

14. Qual é o seu protagonista favorito e porquê?
Começo a ficar farta deste tipo de perguntas na TAG. Para não desatar a dizer algum disparato, escolho aqui e agora Mia Devlin de A Cor do Fogo, já que gostaria de ser como ela.

15. Qual é o seu antagonista preferido e porquê?
Temos vários: Lord Voldemort (HP), Murtagh (Eragon), Artémis (Predadores da Noite), Bananach (Wicked Lovely)... querem que continue?

16. Qual é o livro que quer ler e ainda não conseguiu?
Neste momento, o que mais gostava de ler era mesmo o último da saga da Melissa Marr, em pt se fachabor. Era pedir muito?


Futuro

17. Pretende ou já trabalha numa carreira relacionada com a leitura?
Já muitos pensamentos se cruzaram na minha mente sobre trabalhar numa biblioteca caso não conseguisse emprego na minha área... quem sabe?

18. Acredita que os e-book poderão vir a ultrapassar em vendas os livros físicos?
Acho que apesar de todo o avanço deste tipo de formato e das facilidades que ele apresenta, acho que nunca ultrapassará os livros físicos, porque não possui a mesma magia. Mas que possivelmente virão a estar par a par, isso sim.

19. Pretende incentivar a leitura para os seus filhos?
Sem dúvida! Aliás, já tento fazer isso com as crianças que conheço e com quem me dou bem. Acho algo essencial na vida e possivelmente a sua falta é uma das causas de tantos pontapés dados no português pelos mais novos e também pelos mais velhos.

20. Acha que o seu país vai tornar-se uma nação de leitores?
Acho isso muito improvável, mas que seria muito bom, lá isso seria :)


Convido-vos as responderem, caso ainda não o fizeram.
Boas leituras! :)

12 comentários:

  1. Trabalhar numa biblioteca também já me passou imenso pela cabeça... Mas mesmo para ai as coisas estão complicadas :P Resta-nos esperar.
    Olha no próximo fim-de-semana vou andar por Coimbra ;). Se apareceres por lá era giro a gente cruzar-se.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana! É bem verdade...
      Opá, vou ter um fim de semana bem ocupado... parece que só acontecem coisas interessantes em Coimbra quando eu não posso ir lá -.-" Espero que te divirtas por lá :)
      Vais à Queima?
      Beijinho

      Eliminar
    2. Que pena :(. Ficará para uma próxima...
      Sim, vou à queima... Mas é mais para rever pessoas do que usufruir da queima em si (ao fim de 4 anos já não há espírito).
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Percebo-te bem :) Nunca fui grande fã da Queima, excepto dos dias de férias que tinha por causa dela :P

      Eliminar
    4. Da queima sempre gostei muito do Sarau e da Serenata... As noites do parque nunca foram muito atractivas. No máximo em cada queima ia a duas (mas passei queimas sem ir ao parque é muito dinheiro). No último ano descobri o Chá Dançante e aí adorei :). Tive pena de não puder voltar a ir a um.
      Acho que cada um deve viver a queima à sua maneira. Hoje olho mais para ela como forma de matar saudades da "família" que construí em Coimbra!
      Beijinhos

      Eliminar
    5. Concordo contigo. Cada um vive as queima e a universidade à sua maneira. Ultimamente até ando com nostalgia desses tempos, já que muitos colegas meus estão a festejar a sua última queima, pois estão a acabar o mestrado...

      Eliminar
    6. Oh! Então devias mesmo ter ido :). Espero que de uma próxima vez que lá vá nos possamos conhecer. Beijinhos

      Eliminar
    7. Avisa quando lá fores, então! :)

      Eliminar
  2. Gostei bastante da TAG e acho que vou "roubar" para responder =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! Fazes muito bem :) Vou gostar de a ver.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Gostei da TAG e adorei as tuas respostas! :D a ver se a faço em breve!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina! Vou querer vê-la depois :)
      Beijinho

      Eliminar