segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A Estranha Vida de Nobody Owens - Neil Gaiman


A Estranha Vida de Nobody Owens
The Graveyard Book

Neil Gaiman
Livro Único

Editorial Presença (2010)
299 páginas

Origem: Biblioteca
5/7 - Gostei




Nobody Owens podia ser um rapaz absolutamente normal, tirando o facto de viver num cemitério e de ter sido criado por fantasmas e almas penadas sempre guardado por Silas, o guarda solitário que não está nem morto nem vivo.


Este livro é algo de impensável, algo de inimaginável. Digo isto, porque li a sua sinopse, li várias opiniões sobre ele - que me fizeram ter vontade de o ler - mas nunca imaginei que ele iria ser como foi. Neil Gaiman tem o dom de imaginar coisas "do arco da velha" mesmo, mundos estranhos e impensáveis, mas que de alguma forma acabam por fazer sentido e nos prender neles até acabarmos a história.
N'a Estranha Vida de Nobody Owens vamos acompanhado a estranha vida de Nobody Owens, que ganhou este nome no dia em que a sua família é assassinada e este é adoptado por uma família do cemitério, os Owens. A partir daí ganha o privilégio do cemitério, que lhe dá estranhas características mas que o mantém escondido dos humanos que visitam o cemitério (a não ser que ele queira ser visto) e explorar muitas coisas dentro deste estranho lugar. Este rapaz tem das mais estranhas aventuras, com habitantes do cemitério e não só e vai adquirindo conhecimentos, alguns bastantes estranhos. Mas no entanto, apesar de parecer que algumas destas coisas são desconexas, no final vamos ver que elas são necessárias e que vão dar um grande jeito ao Bod (alcunha por que Nobody é conhecido). A par de Bod temos ainda outras personagens a conhecer: Silas, o seu tutor que não é morto nem vivo; a bruxa que vive do lado de fora do cemitério; a rapariga humana que Bod conhece e de quem se torna amigo; a Dama Cinzenta; os rufias da escola; o Seer (espero não me enganar no nome), uma figura estranha que espera o seu amo há milénios... enfim, há um sem número de figuras e personagens estranhas neste livro. E claro, não nos podemos esquecer de Jack, o assassino da família humana de Bod que o procura por tudo o que é sítio a fim de acabar o serviço que fez... as suas razões são misteriosas e só as conheceremos mais no fim. Mas uma coisa vos digo: [Alerta Spoiler] quando é feita alguma profecia, o mais certo é ela acontecer quando vocês fazem de tudo para a evitar - ou seja, mais vale estar quietos, porque podem ser os maiores causadores do que ela professa.... 
Este é um livro que vale a pena ler, tanto miúdos como graúdos.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Cata! Acho que foste tu quem me levou a ler este livro :)
      Há BD dela, é isso?
      Beijinho

      Eliminar
    2. eeee só vi agora a pergunta. *facepalm*
      sim há :)

      Eliminar