terça-feira, 16 de setembro de 2014

[TAG] Goodreads


Já vi esta TAG duas vezes (senão mais), quer no blog Singularidades de Uma Rapariga Loira - que a traduziu do espanhol para português - quer no blog O Prazer das Coisas.

Achei esta TAG bastante interessante, uma vez que fala de um site literário que utilizo desde os finais de 2011, ou seja há quase três anos, e sinceramente não sei como consegui andar todos estes anos sem o utilizar. É sem dúvida uma das melhores ferramentas para organizar livros lidos, para encontrar novos livros para ler e os registar numa lista, para escrever as nossas opiniões sobre eles, para encontrar pessoas com quem discutir (o quê?) livros ... entre tantas outras coisas. É um site essencial a qualquer pessoa que goste de livros e cujo hobbie principal (ou um deles) seja ler.
Dito isto, (em)bora lá responder à TAG.


1. Qual o último livro que marcaste como "lido"?
Tenho o Crime no Vicariato, de Agatha Christie, como o último lido, se bem que na realidade, o último livro que li tenha sido Lágrimas do Sol e da Lua, da Sandra Carvalho. Só que o tenho registado como estando ainda a ser lido (a 100%) porque ainda não escrevi a opinião sobre o livro e prefiro manter o sistema assim (como podem ver na pergunta abaixo).



2. Qual ou quais os livros que estás a ler no momento?
Ando a ler o Encontro Mortal (J. D. Robb) e tenho em stand-by Se a Enfermagem Falasse... (Rodrigo Martins Cardoso) e Twelve Days of Christmas (Trisha Ashley).



3. Qual o último livro que marcaste como "To Read", isto é, "A Ler"?
Obsidian, da série Lux, de Jennifer L. Armentrout.



4. Qual o livro que planeias ler em seguida?
Só em Sonhos da Sherrilyn Kenyon.

22034860


5. Usas o sistema de estrelas para classificar os livros?
Sim, embora utilize um sistema diferente no blog, como dá para reparar. Tenho no entanto, uma espécie de correspondência entre ambos.


6. Estabeleceste alguma meta de livros a ler este ano?
Sim. Estabeleci no Desafio do Goodreads ler 50 livros este ano, desafio esse já ultrapassado no início deste mês! Vamos a ver quantos livros consigo ler a mais que isso :)



7. Tens alguma "Wishlist", ou seja, "Lista de Desejos"?
Sim, tenho-a até à espreita no lado direito do blog, para quem quiser ver (e quem sabe oferecer) :P


8. Que livro planeias comprar em breve?
Sinceramente não sei. Ando com alguns livros da Nora Roberts debaixo de olho para completar duas séries, mas não sei se irei comprar algum outro livro antes disso. Depende das oportunidades que aparecem e do dinheiro disponível (claro!).


9. Tens alguma citação preferida?
Sinceramente não sou pessoa para relembrar muitas citações. Para confirmar isso, tenho apenas duas no Goodreads (que agora em segundos já passaram a sete xD ) que até nem são muito marcantes, apenas divertidas. Talvez a preferida de todas seja "A minha filha não, sua cabra!" da imemorável Mrs. Molly Weasley :D



10. Pertences a algum grupo no Goodreads?
Sim, pertenço a quatro se bem que estou mais atenta a estes dois: Sou fã de sagas! e Só Ler Não Basta.




Convido todos os que utilizam este site a responderem a esta TAG, caso ainda não o fizeram.
Se nunca visitaste o Goodreads, convido-te a fazê-lo! :)

2 comentários:

  1. Eu AMO o Goodreads <3
    Já o uso há mais de 5 anos e não me vejo deixar de utilizar.
    É certo que tenho um ficheiro excel para fazer algumas contagens mais específicas mas só o vou actualizando mensalmente, enquanto que no GR faço actualizações diariamente. É uma excelente base de dados dos nossos livros e ainda temos acesso às opiniões dos outros utilizadores.
    Se só pudesse ter uma única rede social, sem dúvida que escolheria o GR!!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! Já tens uma larga experiência com o site, estou a ver! É realmente muito prático. Tal como tu, tenho vários sítios onde actualizo as minhas leituras, mas não há sítio onde eu o faça mais regularmente que o Goodreads :)
      Já respondeste a esta TAG?
      Beijinho

      Eliminar