sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Fantasma da Ópera - Gaston Leroux

Leitura 2014
O Fantasma da Ópera
Le Fantôme de l'Opéra

Gaston Leroux
Livro Único

Público (2004)
317 páginas

Origem: Biblioteca
4/7 - Gostei mas tenho reservas




'O Fantasma da Ópera' é o caso típico da criatura que dominou o criador - no caso, o escritor francês Gaston Leroux. Este clássico mantém-se vivo no imaginário mundial ao longo de quase um século. Mas durante este período o texto de Leroux sofreu algumas modificações. Nesta edição prefaciada por João Máximo, nota-se o resgate do enredo original. Com um poder quase mágico de cativar o leitor em situações de terror e suspense, misturando amor, ciúme e traição, Gaston Leroux criou essa história que retrata uma jovem cantora lírica que credita seu sucesso ao 'Anjo da Música', uma voz que a visita todos os dias em seu camarim para dar aulas de canto.


Esta é uma história que sempre me intrigou. Desde pequena que sabia que era uma história com romance, em que o protagonista era disforme de cara e por isso usava uma máscara, que cantava lindamente e que se tinha apaixonado pela cantora da ópera. Mas nunca pensei que a história fosse muito mais que isso e que tivesse os contornos que tinha.
Este não é um romance qualquer. Primeiro que tudo, é-nos apresentado como uma história contada por várias vozes a um investigador que queria esclarecer os mistérios ocorridos há vários anos atrás na famosa Ópera de Paris. Segundo, este fantasma da ópera não nos é descrito de forma tão positiva quanto queria crer antes de ler o livro. E o seu "romance" com a cantora da ópera não é o romance que imaginava - aliás, nem sei se lhe poderia chamar romance.
Esta é uma história de contornos obscuros, com personagens iludidas, umas atrás do mistério do fantasma, outros conformados com o fantasma e ainda algumas cheias de medo/excitação com esta personagem. Eric, o dito fantasma, é revelado aos poucos. Creio que só o conhecemos o máximo que podemos quando chegamos ao fim da leitura, porque não seria possível tal coisa antes disso - e apenas o conhecemos dessa forma graças a alguém que sempre o conheceu; ninguém mais o poderia ter feito senão essa personagem.
Não sei bem como opinar sobre este livro. Se por um lado andei imensamente aborrecida com grande parte da história, por outro andei imensamente confusa e com vontade de saber mais no resto dela. Opiniões foram mudadas nessa "viragem de partes", mistérios foram descobertos para meia dúzia continuarem no desconhecimento. Acho que é uma obra que vale a pena ler, pelo que de mistério e inédito ela tem, mas como podem ver na minha classificação, não fica como um dos livros que mais gostei de ler. Não se tornou num favorito, mas a sua marca ficou.

10 comentários:

  1. É um dos livros que quero ler, mas não é para já. Intriga-me, mas tenho algum receio :/
    Gostei muito de ler a tua opinião ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cata! Receio? Porquê? Agora quem ficou intrigada fui eu!
      Beijinho

      Eliminar
    2. vi o filme e fiquei com a sensação que o livro ia ser pesado/descritivo/excessivamente dramático

      Eliminar
    3. Pois, eu nunca vi nenhum dos filmes, pelo que não sei... já agora, que adaptação é que viste?
      Beijinho

      Eliminar
    4. esta https://www.google.pt/search?q=the+phantom+of+the+opera&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=hOffUtZYlC0YwM%253A%253Brg2iEnpFNx1ARM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fgiphy.com%25252Fsearch%25252Fphantom-of-the-opera&source=iu&pf=m&fir=hOffUtZYlC0YwM%253A%252Crg2iEnpFNx1ARM%252C_&usg=__tc84jQQNWLJOFC1xjRTWAIEJnYk%3D&ved=0CDwQyjdqFQoTCJDSl-mPo8cCFUjrFAodIcIKEw&ei=bwPLVdDeBcjWU6GEq5gB#tbm=isch&q=the+phantom+of+the+opera+&imgrc=GvLZK5ZXhVfR2M%3A não sei de que ano é

      Eliminar
    5. Reconheci a Emmy Rossum da imagem! O filme é de 2004. Vou já ver! :)
      Obrigada.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Ainda só vi o filme..não tenho muita curiosidade em ler o livro, adoro essas edições do Público!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafi! A mim falta ver o filme. Vamos lá ver se é melhor! :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá!
    Vi o filme este ano e fiquei bem curiosa com o livro e até tenho essa edição na estante. Tenho que lhe dar uma oportunidade!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita! Agora ando eu curiosa com o filme. Toda a gente o viu menos eu xD
      Beijinho

      Eliminar