sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Crime no Vicariato - Agatha Christie


Crime no Vicariato
The Murder at the Vicarage

Agatha Christie
Miss Marple #1

Edições ASA (2008)
240 páginas

Origem: Biblioteca
5/7 - Gostei




St. Mary Mead é uma pacata aldeia inglesa, onde o dia-a-dia decorre sem incidentes de relevo e até os equívocos e desaguisados do costume fazem já parte da rotina diária. Mas o comportamento arrogante e intransigente do coronel Protheoroe, figura proeminente na vida da aldeia, torna-o no alvo preferido de comentários controversos e dos ódios mais enraizados, levando o próprio vigário a declarar um momento de desespero e irreflexão que quem matasse o coronel faria um favor ao resto do mundo. O sereno vigário Clement não imaginava então que este seu comentário pouco feliz voltaria para o atormentar...


Mais um policial da grande Rainha do Crime, Agatha Christie. Desta vez, sem intenção, escolhi pela primeira um policial da Miss Marple.
Devo dizer que este foi um policial bem conseguido, com muitos suspeitos como sempre, mas onde o criminoso, apesar de andar sempre debaixo do nariz, só é descoberto no fim. Foi bem ardiloso este tipo (ou tipa) na forma como ocultou a sua culpa.
Sendo esta a minha primeira leitura de um policial com a Miss Marple, é impossível não fazer comparações. Para ser sincera, pensava que a Missa Marple era mais dinâmica e mexida, quase como que uma versão feminina e mais velha de Mr. Poirot. O quanto eu me enganava. Mas apesar de menos mexida, esta personagem é bem pensadora e tem uma visão do ser humano que é impressionante. E claro, será esta a resolver o mistério.
Ainda não fiquei fã desta detective caseira, mas num futuro mais breve irei tentar outro livro com esta personagem para ver a minha reacção a ela.
O livro em si, claro, é uma leitura a recomendar :)

2 comentários:

  1. Olá Sara
    Gosto muito dos livros que tenho lido da Agatha Christie mas realmente prefiro o Poirot =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar