quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Se Disser que Te Amo Vou Ter de Te Matar - Ally Carter



Se Disser que Te Amo Vou Ter de Te Matar
I'd Tell You I Love You, But Then I'd Have to Kill You

Ally Carter
As Miúdas de Gallagher #1

Booksmile (2014)
304 páginas

Origem: Biblioteca
4/7 - Gostei mas tenho reservas



O Colégio Gallagher (para Raparigas Excecionais) parece à primeira vista uma escola típica, onde as adolescentes se preocupam em combinar a cor da mala com o top que vão usar, e suspiram quando um professor giro lhes sorri.
Isso até é verdade, mas o que o comum dos mortais desconhece é que nas suas malas levam câmaras ocultas e o tal professor giro dá aulas de Preparação para Missões Secretas. O Colégio garante que forma os maiores génios do país... mas na realidade é a melhor e mais conceituada escola de espias e agentes secretas.

Cammie Morgan (ou Camaleão, como gostam de lhe chamar) é uma das miúdas de Gallagher. Passou para o quarto ano do curso e pode dizer-se que é uma ótima aluna: é fluente em catorze línguas e capaz de matar um inimigo de sete maneiras diferentes (uma das quais apenas com esparguete cru).
Mas ela é também uma adolescente. E no momento em que conhece um rapaz da cidade, que nunca poderá saber quem ela é na realidade, percebe que há questões para as quais o Colégio não a preparou.
Cammie está prestes a enfrentar a missão mais perigosa de sempre: apaixonar-se! Será que está preparada?


Quando li a sinopse deste livro pensei que fosse literatura young-adult. Afinal, não, este livro aparece muito mais recomendado para adolescentes, colocado no meio de literatura juvenil e após a sua leitura, acho que faz sentido assim.
Este livro trata de adolescentes bastantes dotadas, particularmente no que dá jeito na espionagem: mil e uma línguas, artes marciais, desmantelamento de bombas e dispositivos electrónicos (agora já estou a inventar porque não me lembro se li sobre isso no livro, mas presumo que seja parte do que elas já sabem fazer), perseguir pessoas (incluindo os professores mega-espiões), etc, etc... Mas a nossa protagonista como adolescente que é, vai-se ver confrontada com algo muito normal da fase que é ser adolescente: apaixonar-se. E para isso ela não está pronta.
Devo dizer que achei muito engraçado todo este pequeno universo criado pela autora e até apropriado para as idades recomendadas. As abordagens feitas pela protagonista e amigas são de rir e de sorrir muitas vezes, quer pelo nível de conhecimento que muitas vezes demonstram (fruto do seu treino) quer pelo sua ignorância em muitas outras alturas (devido ao isolamento face à vida real). Obviamente não tem o nível de desenvolvimento ou a complexidade de personagens que um livro adulto costuma ter - mas para a faixa etária a que se recomenda está muito bom. Esta foi uma boa leitura e fez-me ter vontade de continuar a ler sobre estas pequenas espias. Seja literatura juvenil ou não :)

4 comentários:

  1. Tenho este por ler mas sinceramente já não sei se aposte na série...lançaram os 3 livros no ano passado mas este ano nem um...e o último saiu há um ano. Não sei se desistiram da série...buh!
    Depois tmb não me parecem nada de especial :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafi! Por acaso não sei como está o estado da série em pt. Tenho neste momento o segundo em casa para ler, vindo da biblioteca, porque claro achei-lhe piada, mas não a ponto de comprar.
      Ainda assim fico triste por essa paragem na publicação da série :/
      Mas lê o livro. É engraçado.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Pois eu comprei, numa promoção em que vinha o primeiro e o segundo.
    O primeiro concordo com a tua opinião totalmente, é um género engraçado para ir variando a leitura.
    Já o segundo acabei por me aborrecer e está a um canto a ver se o consigo acabar de ler um dia...
    Começa a ficar um bocado infantil e piegas demais, para o meu gosto :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, tenho justamente o segundo livro em casa para começar a lê-lo... Vamos lá ver...
      Obrigada pela opinião!
      Beijinho

      Eliminar