terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Se a Enfermagem falasse... - Rodrigo Martins Cardoso



Se a Enfermagem Falasse...


Rodrigo Martins Cardoso
Livro Único


Createspace (2014)
342 páginas

Origem: Emprestado
5/7 - Gostei



Qual é o contributo dos enfermeiros para a saúde dos cidadãos? Que valor é que estes incrementam na economia e no desenvolvimento das sociedades contemporâneas? Que imagem devem transmitir? Como dar a conhecer a profissão aos outros? Pensa que já sabe tudo sobre aqueles que promovem a saúde, mitigam o sofrimento e podem vir a salvar a sua vida? Abandone todos os preconceitos e aceite o que a Enfermagem tem para lhe dizer! "Se a Enfermagem Falasse" resulta da compilação de reflexões levadas a cabo nos últimos dois anos, suportadas pela evidência científica, discussão com peritos e pela produção noticiosa nacional e internacional. Está escrito sob a forma de textos individuais, estimulantes e inéditos: o leitor poderá descobrir novos temas à medida que explora a obra, evitando as convencionais exposições teóricas. A leitura deste livro revelar-se-á uma experiência surpreendente, na qual será confrontado com refrescantes e controversas ideias sobre a profissão! Esta é uma obra indispensável e apelativa, tanto para aqueles que desejam conhecer a Enfermagem como para os que comunicam o seu valor e importância. A sua leitura é extremamente útil para: 
ENFERMEIROS: Interaja com os media e modifique a imagem da profissão; 
ESTUDANTES de ENFERMAGEM: Conheça a realidade da prestação de cuidados; 
INVESTIGADORES e PROFESSORES: Treine o seu discurso e abrace novas áreas de pesquisa; 
OUTROS PROFISSIONAIS de SAÚDE: Compreenda a Enfermagem e trabalhe melhor em equipa; 
GESTORES e POLÍTICOS: Descubra o potencial oculto da profissão e desenvolva-o; 
Todos os UTILIZADORES de SERVIÇOS de SAÚDE e SEUS FAMILIARES: Conheça o contributo da Enfermagem para o bem-estar da sua comunidade e informe-se sobre os cuidados a que tem direito.


Esta foi uma leitura longa mas que no final valeu a pena. Durante toda a minha vida só tive contacto com enfermeiros na altura em que ia às vacinas. Até ao momento em que fico uma semana inteira no hospital para fazer exames e aí, rodeada por certos técnicos e vários enfermeiros, fico com vergonha de não saber quem é quem (se técnico se enfermeiro) se bem que a sua presença e cuidado me tivessem marcado e tornado aquela semana uma boa semana de suportar.
Foi aí então, que abri os olhos para esta profissão e que surgiu o interesse de ler este livro quando ouvi falar dele. Os enfermeiros são, efectivamente, úteis à sociedade, mas não sabia o quanto. Este livro é, sem dúvidas, um abre olhos para muitas pessoas. Acho que qualquer um deveria ler um excerto dele. Na sua totalidade acaba por ser um livro muito mais direccionado para os enfermeiros e para o que estes podem fazer para dar a conhecer a sua profissão, os seus conhecimentos e para que seja dado mais valor ao seu trabalho. Mas ao cidadão comum só faria bem ler alguns excertos do livro, de modo a saber dar esse devido valor a quem muito pode fazer para nos salvar a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário