quarta-feira, 23 de março de 2016

A Revolta - Suzanne Collins


A Revolta
Mockingjay

Suzanne Collins
The Hunger Games #3

Editorial Presença (2011)
275 páginas

Origem: Biblioteca
5/7 - Gostei



Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…


E por fim, o fim da história de Katniss, dos Jogos da Fome, de Panem. Mais uma vez, Suzanne Collins traz-nos um livro cheio de acção, emoções e reviravoltas.
No entanto, não foi o livro que mais gostei. Este traz realmente guerra. Guerra declarada, guerra sofrida por todos. E como todas as guerras, tem as suas baixas. E nem sempre nós ficamos felizes com essas baixas. Foi o que me aconteceu. Houve tantas baixas e algumas tão sentidas que me impediram de captar todo o esplendor da história. Para além de que há um acontecimento que não se está nada à espera (no meio de muitos, ou neste caso, ao fim de muitos) que, no meu caso, facilmente antevi - a morte de um vilão às mãos de Katniss. Achei esse pormenor demasiado previsível. Não sei se é por haver demasiadas pistas para isso, se foi por estar tão habituada às reviravoltas da autora que antevi aquela reviravolta. E mais não digo que já estou a dizer demais.
Katniss não voltará ser a mesma. Peeta também não. Panem idem aspas. Conseguirão recuperar? Ter um final feliz? Leiam.



Livros Anteriores

6 comentários:

  1. Olá Sara,
    Já lia trilogia há uns anos e gostei bastante. No entanto (e apesar da minha classificação), este também não é dos meus preferidos. Principalmente por uma determinada morte (não quero fazer spoilers para quem ainda não tenho lido ;) )
    Por isso percebo o teu sentimento =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso dizer mais nada não é Tita? Não se consegue ultrapassar aquele acontecimento por completo...
      Beijinho

      Eliminar
  2. Por acaso li a trilogia quando o último livro saiu... ou seja, já foi há alguns anos e está fantástica :D adorei mesmo! Gostei bem mais do que Divergent, por exemplo. Tive que adicionar logo às minhas Crónicas de uma Leitora Compulsiva :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá C.! Eu gostei muito d'Os Jogos da Fome mas o Divergente cativou-me :) Leste a trilogia completa?
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá
    ESte foi o livro que menos gostei da trilogia, mas mesmo assim gostei. Achei que o final poderia ter sido um pouco diferente, mas pronto. No geral foi uma trilogia que gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara. Foi precisamente pelo final que achei que este livro não era tão bom como os outros. A conclusão da trilogia foi demasiado brutal, tendo em conta como começou...
      Beijinho

      Eliminar