segunda-feira, 21 de março de 2016

Em Chamas - Suzanne Collins


Em Chamas
Catching Fire

Suzanne Collins
The Hunger Games #2

Editorial Presença (2010)
265 páginas

Origem: Biblioteca
6/7 - Gostei bastante



Contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um acto de desafio ao poder opressivo do Capitólio. Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar... O segundo volume da trilogia "Os Jogos da Fome" mantém um ritmo constante de adrenalina e promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano.


Pensava eu, muito inocente, que depois d'Os Jogos da Fome, Katniss teria uma vida mais facilitada, mais longe do Capitólio... Está bem, está! Não é por ela se ter conseguido salvar (isto não é nenhum spoiler, está tudo escrito na sinopse) e ao Peeta que as coisas vão ficar melhores. Até pelo contrário!
É neste livro que a autora nos surpreende por muitos motivos. Quer pelo regresso a algo muito familiar que me deixou boquiaberta - não estava nada à espera daquilo - quer pelo que as personagens que interagem com ela nesse ambiente "familiar" escondem e andam a tramar. Uma pessoa pensa que já sabe e afinal é tão ingénua e inocente como a Katniss! Mas penso que era isso mesmo que a autora queria. Queria-nos ao nível dela, se bem que os leitores de uma vida, aqueles que pensam mais além, desconfiassem que alguma coisa vinha aí. Foi o que me aconteceu. Eu desconfiava, coisa que a Katniss não fazia, coitada, ela já tinha demasiado para se preocupar, mas, apesar de eu desconfiar de algo, fui mais uma vez apanhada de surpresa com o que aí veio.
Lá está, uma pessoa pensa que o segundo livro de uma trilogia é o mais parado e tal, mas esqueçam-se desse preconceito quando vierem ler este! Porque aqui, tudo é ao contrário e tudo surpreende!
Uma leitura que recomendo totalmente!


Livro Anterior

2 comentários: