terça-feira, 3 de maio de 2016

Casper, o Gato-Viajante - Susan Finden


Casper, O Gato Viajante
Casper the Commuting Cat: The True Story of the Cat Who Rode the Bus and Stole Our Hearts

Susan Finden
Livro Único

Casa das Letras (2011)
239 páginas

Origem: Biblioteca
4/7 - Gostei mas tenho reservas


A incrível e inspiradora história de um gato que conquistou os corações de pessoas de todo o mundo. Casper tornou-se uma celebridade nacional quando os jornais divulgaram a história de um gato extraordinário que apanhava regularmente o autocarro número 3, fazendo viagens de dezoito quilómetros pela sua cidade, Plymouth, em Devon. Enquanto a sua dedicada dona, Susan Finden, se interrogava por onde é que andaria o seu elusivo gato, Casper ia alegrando a vida de inúmeros passageiros que andavam de um lado para o outro nos seus afazeres. Também os motoristas dos autocarros começavam a estar familiarizados com Casper e a notícia percorria a central de transportes, alertando a equipa de que um passageiro muito especial poderia estar a bordo dos seus veículos. Com efeito, tornou-se a mascote da empresa de transportes, e fotos de Casper e de Susan decoravam a carreira número 3.
Quando Casper foi, de forma lamentável, morto por um carro no início de 2010, mensagens de solidariedade afluíram de todo o mundo. Tornou-se imediatamente claro que Casper e a sua notável história haviam tocado a vida de muita gente.
Contado de uma maneira comovente pela sua dona, que o amava profundamente, Casper, o Gato- Viajante, é a história tocante de um gato branco e preto muito especial, que viajava de autocarro e que conquistou os nossos corações.


Este livro tem um ingrediente que me poderia fazer gostar muito dele. Gatos. Como protagonistas. Contudo, como tenho vindo a avaliar nos últimos anos, os livros sobre animais nunca são tão interessantes ou cativantes como eu gostaria que fossem. Principalmente os de gatos. E logo de gatos! grito frustrada já que sou fã deles.
Enfim, a história deste gato, Casper, ou o que de interessante ele teve, é contada já na sinopse. Contudo não é só a particularidade de andar de autocarro (como se fosse coisa pouca) que fez a vida deste gato. Ele conseguiu marcar muitas pessoas de diferentes modos. E é desta forma que vai ser lembrado em alguns vilas inglesas enquanto as suas memórias perdurarem.

Quanto à história em si, peca um pouco por ter momentos repetitivos e desinteressantes e poderia ter uma escrita mais cativante. Contudo, passa para cá a mensagem, a história de Casper, bem como os sentimentos que a povoam: desde a surpresa pelos feitos deste gato e a tristeza e revolta inerentes à sua morte. Aliás, espero que estes livros seja úteis na luta pelos direitos animais. Na Inglaterra já se faz muito, mas mais por cães. Os gatos ainda estão um pouco à parte. E aqui em Portugal nem se fala, se bem que as coisas já começam a mudar um pouco.
Haja esperança de um mundo melhor, quer para humanos, quer para animais, que muitas vezes são melhores que os primeiros.

10 comentários:

  1. De facto, também li este livro e achei algo "chatinho". Já li vários que tipo.... Nha...
    Mas também já li livros com animais (que eu adoro) e especialmente sobre gatos (love it) que são fantásticos e dois ou três que são romances brutais, com muita história, muito emocionantes e ainda têm um factor que eu adoro, serem baseados em factos verídicos...
    Posso dar-te alguns títulos ou até, se quiseres, emprestar-te alguns desses que eu tenho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana! Gostava muito que desses sugestões. Até agora, os livros que li com animais nunca me entusiasmaram ao máximo - acho que aquele que mais me emocionou foi o Marley, o cão. E já foi há muito tempo...
      Beijinho

      Eliminar
    2. Aqui tens alguns bons:
      http://vamosdoarlivrosanossabiblioteca-pt.blogspot.pt/search/label/animais%20de%20estima%C3%A7%C3%A3o-biogr%C3%A1fico

      http://vamosdoarlivrosanossabiblioteca-pt.blogspot.pt/search/label/animais%20de%20estima%C3%A7%C3%A3o-romance

      Depois ainda vou fazer mais posts a comentar outros de que gostei e acredito que valem a pena serem lidos ;)

      Eliminar
    3. Olá Liliana. Obrigada pelas sugestões. Fiquei com algumas debaixo de olho. Já tinha lido os livros do Dewey e da Cleo e tirando aqueles momentos iniciais e de descoberta, não me atraíram de todo...
      Beijinho

      Eliminar
  2. Hoje é o dia de quem está onde tantas vezes não está mais ninguém! Hoje é o nosso dia: Feliz Dia Internacional dos Enfermeiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá C.! Realmente é um dia que pertence a todos pois os enfermeiros têm imensa importância no sistema de saúde, que infelizmente não é reconhecida como devia. Eu não sou enfermeira, sou bioquímica, mas tenho imenso carinho pela tua profissão :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Olá C. Realmente não é das leituras que mais aconselhe, com grande pena minha :/
      Beijinho

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Olá! É triste nos momentos que se seguem após sabermos da morte do Casper, deixando um sabor agridoce após a sua leitura. Tem, no entanto, momentos bem caricatos já que o gato era bem peculiar.
      Beijinho

      Eliminar